Vem aí a Adventure Sports Fair

Depois de alguns anos, finalmente a Adventure Sports Fair volta para o prédio da Bienal no Ibirapuera e agora com uma novidade… EU (hehe)

Fui convidado para palestrar no Fórum da Adventure Congress. Minha palestra se chama Biketerapia, onde contarei como uma viagem de bicicleta me ajudou a encontrar um novo rumo para a minha vida. A palestra será no dia 14 de agosto (domingo) as 14h00. Sei, é dia dos pais, mas considero a feira uma ótima opção para os papais passarem o dia com seus pequenos. Se estiver com seu filhote, leve-o para assistir minha palestra, estou preparando algo bem especial, até porque o meu pequeno estará lá comigo.

Irei contar um pouco dos problemas que passei e o que me levou a decidir por realizar a viagem do Projeto Biomas. Depois entro na viagem, contando um pouco mais do que eu vi, até a chegada em São Paulo. Se você ainda não sabe do que se trata o Projeto Biomas, clique aqui.

Para assistir qualquer palestra do Adventure Congress, a pessoa tem que estar dentro da feira e adquirir o ingresso custa R$17,00, sendo que menores de 10 anos não pagam a entrada. Outra novidade é que se quiser ir de bicicleta, haverá bicicletário com controle de entrada.

Mas o que mais fazer na Adventure a não ser me ver? Se você espera grandes marcas de bicicleta lá esquece. Por uma visão totalmente equivocada, as grandes marcas de bicicleta deixaram a Adventure há alguns anos, sendo que algumas passaram a dar preferência ao Salão Duas Rodas e sabem porque? Porque os grandes fabricantes de motocicletas consideram a moto a evolução do ciclista, mas o pior é que as nossas indústrias de bicicleta caem nessa lorota e acabam servindo infelizmente de escada, justamente porque não buscam valorizar esse ciclista e muito menos descolar a imagem da bicicleta da motocicleta.

Aproveitando o gancho, hoje a motocicleta é uma das principais concorrentes das bicicletas no Brasil. Primeiro porque hoje, você consegue entrar numa loja de moto sem dinheiro e sair pilotando uma moto, enquanto se você quiser comprar uma bicicleta decente (na faixa de mil reais) se conseguir financiar em 3 vezes sem juros, está com muita sorte.

A Sundow (que Deus a tenha) era uma empresa de bicicleta que começou a fabricar motos com base nessa escada. Já a Caloi, que teve dois stands maravilhosos na Adventure anos atrás, também saiu da feira. Até onde eu sei, as explicações foram tão vazias que mais pareceu guerra de ego. Graças a essa falta de visão e a desunião dos fabricantes de bicicletas, quem dá risada são os fabricantes de moto que estão, cada vez mais, pescando ciclistas, principalmente em cidades pequenas e médias.

Eu mesmo participei por duas vezes da Adventure Sports Fair no Stand da Caloi. Além de apresentar sua linha de bicicletas, inclusive lançando lá a Caloi City Tour, bicicleta para o Cicloturismo que eu ajudei a montar, eles instalaram uma pista de Montain Bike deixando a linha Elite a disposição do pessoal. Tinha até um rolo de treinamento, para o pessoal testar a linha de Estrada. Nessa mesma época a Sundow também tinha uma participação marcante na feira, sem falar das empresas de acessórios que também marcavam presença. A Adventure era uma maravilha para quem queria saber de novidades para o mundo da bicicleta.

Mesmo assim, o ciclista ainda terá o que curtir na feira, apesar de entre os fabricantes de acessórios para bicicleta conhecidos termos apenas a Curtlo, quem gosta de Cicloturismo poderá conhecer os stands de cidades e consórcios apresentando seus roteiros, sem falar nas diversas palestras sobre o tema.

Para quem pretende percorrer o Circuito Vale Europeu, vale a pena conferir o Stand deles. Já percorri o trajeto no ano passado com a Renata Falzoni e me surpreendeu, tanto pela organização como pelas belezas. Teremos também vários stands de cidades e estados e também vale a pena perguntarmos o que eles tem para Cicloturismo. Se não tiverem nada e receberem muita cobrança, é bem capaz que abram os olhos para investirem nessa área.

Agora sobre as palestras, vou relacionar abaixo as que eu considero interessantes para os ciclistas e Cicloturistas, dando um “copy e paste” no release do site.

Dia 11 de agosto (quinta-feira)

Cicloturismo nos sertões de Santa Catarina: O desenvolvimento de roteiros turísticos de bicicleta associados à agroecologia

A operadora Caminhos do Sertão é pioneira em desenvolver e operar roteiros de cicloturismo em Santa Catarina, estado que se tornou destino referência em circuitos de cicloturismo e também em agroturismo/turismo rural. A associação destas duas tendências ambientalmente responsáveis está presente no desenvolvimento do circuito de cicloturismo da acolhida na colônia. Serão apresentados este e outros roteiros criados pela nossa equipe de forma a demonstrar o potencial deste tipo de atividade para criar um novo mercado de turismo viável e saudável: sustentável.

Quando: 18H – 18H50
Local: Auditório 1 – subsolo
Palestrante: Jonatha Jünge

Dia 12 de agosto (sexta-feira)

Minha vida após 7 mil quilômetros. Ainda dá tempo!

O objetivo da palestra é inspirar e motivar as pessoas a retomarem ou aderirem a prática esportiva, não importando a idade que tenham. A palestra mostrará que mesmo com uma idade avançada o ser humano é capaz de grandes realizações e que nunca é tarde para começar a viver um grande sonho. Nesta palestra será abordado sentimentos como superação, determinação, auto-estima, amor próprio e também definição de metas, planejamento, organização e realização.

Quando: 17H – 17H50
Local: Auditório 1 – subsolo
Palestrante: Claudia Franco

Dia 14 de agosto (domingo)

Biketerapia – Projeto Biomas, uma ciclo-aventura pelo interior do Brasil

Uma dolorosa separação, descontentamento profissional, depressão e uma necessidade de dar um novo rumo em minha vida. Com pouco dinheiro, uma bicicleta e movido por um forte desejo de conhecer o novo, assim surgiu o Projeto Biomas. Foram 106 dias e quase 7 mil quilômetros pedalados pelo Pantanal, Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica, uma aventura pelo interior, tanto do Brasil como da própria alma, uma busca de um novo significado para a vida.

Quando: 14H – 14H50
Local: Auditório 1 – subsolo
Palestrante: André Pasqualini (=eu)

Preparação e motivação de iniciantes e praticantes de caminhadas e cicloturismo: Uma nova oportunidade no mercado de turismo de aventura

Atualmente existe uma quantidade significativa de pessoas que procuram por atividades em contato com a natureza, atividade física ou mesmo por convívio social. Mas este público está preparado para vivenciá-las? O que as empresas que trabalham neste setor oferecem aos iniciantes ou já praticantes? Esta palestra tem o objetivo de demonstrar uma nova oportunidade no mercado da aventura com benefícios para empresa e cliente.

Quando: 15h – 15h50
Local: Auditório 1 – subsolo
Palestrantes: Carla Rodrigues, Alexsandro Hideo Shoyama, José Carlos Pires de Camargo

Há outras palestras interessantes, algumas eu tentarei acompanhar, mas mesmo não tendo muitas coisas para bicicleta, creio que vale a pena conferir a feira e espero ver o pessoal lá durante minha palestra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *