Calendário 7º DBM São Paulo

BannerCalendario

Não se engane, o DBM (Desafio Bicicletas ao Mar) não se resume a um único evento, mas sim a uma série de eventos e treinos que visam capacitar o ciclista iniciante, ou mesmo auxiliar aquele mais experiente, que se encontra um pouco enferrujado, a se condicionar para estar em sua melhor forma no dia do Desafio.

Se você vai participar do 7º DBM São Paulo, salve esse link pois será aqui que divulgaremos detalhes dos treinos, bem como todos os tracks dos trajetos que vocês terão que pedalar para vencer o Desafio.

A partir da 7º edição do DBM, ele passará a levar o nome da cidade por causa do DBM Brasil, mais um dos projetos que fazem parte do Brasil em Ciclos. Para entender melhor ambos os projetos, cliquem nos links.

Para o 7º DBM São Paulo, preparamos um calendário com diversos eventos e treinos. Os treinos são autoguiados, ou seja, você deverá baixar o track do trajeto, instalar no seu celular e seguir por conta própria. Mas fique tranquilo pois como temos mais de 300 participantes inscritos, além do fato dos treinos serem abertos ao público em geral, você só ficará sozinho se quiser e mesmo encontrará muita dificuldade para seus voos solitários. Isso porque os treinos de preparação são abertos ao público em geral, portanto sempre teremos uma galera percorrendo os trajetos que nós sugerirmos. Mas agora atenção a detalhes importantes:

Atenção 1: Os treinos podem sofrer alterações de última hora, portanto, antes de sair para um treino, verifique pelos nossos canais abaixo se ocorreu alguma alteração para não perder viagem. Dica, baixe o track um dia antes do treino (ou mesmo no dia), pois o mesmo pode sofrer alterações de última hora se considerarmos necessário.

Nossos canais:

Bicicreteiro.org
Grupo do DBM no Facebook
Página do evento no Facebook

Atenção 2: Independente das condições climáticas SEMPRE haverá treinos do DBM. Principalmente porque se no dia do Desafio estiver chovendo, o evento não será cancelado.

O calendário do 7º DBM São Paulo

A partir do dia 31 de julho, até o dia 04 de setembro, sempre haverá treinos noturnos (as terças e quintas), treinos aos domingos, além de alguns eventos específicos.

DICA PARA OS INICIANTES: Tentem participar de todos os treinos das duas primeiras semanas, isso porque, a partir da terceira semana, os treinos passam a ficar mais difíceis e se você deixar para participar apenas dos últimos treinos, se não estiver condicionado, dificilmente conseguirá acompanhar o ritmo do grupo.

Dia 31 de julho (domingo) – Esquenta do DBM, Clinica de ergonomia, preparação da bicicleta e pedal livre

Local: Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420 – Itaim Bibi
Horário:
8h00 – Início da Clínica: Ergonomia e como preparar uma bicicleta para a prática do Cicloturismo
9h00 – Início do pedal, trajeto será decidido na hora, entre os participantes.

Nesse dia faremos um bate papo aberto ao público, onde o principal objetivo é passar dicas para os ciclistas iniciantes de, por exemplo, como melhorar sua bike (se necessário) para fazer o DBM, daremos informações sobre o treinamento e principalmente explicaremos como é a dinâmica do DBM. Após a conversa, faremos um pedal, sendo que o trajeto será escolhido na hora pelos presentes.

Treinos noturnos

treinoNoturno

Local: Portão 04 do Parque do Ibirapuera (próximo a passarela do antigo Detran, veja o mapa abaixo)
Horário: Concentração as 19h00 e início as 20h00

Todos os treinos noturnos terão um único ponto de partida descrito acima, a concentração é a partir das 19h00 e a saída as 20h00.

Atenção as nomenclaturas: Todos os treinos tem categorias que vão de Nível 4 (mais fácil) até nível 1 (mais difícil). Os treinos noturnos serão batizados apenas com as suas categorias, sem nomes, diferente dos treinos dominicais.

+ Dicas: Quem não puder participar dos treinos as terças e quintas, poderá realiza-los nos dias seguintes, quartas e sextas, procure companhia em nossas redes. Evitem pedalar as segundas para o corpo poder se recuperar melhor dos treinos dominicais.

++ Dicas: Se você for chegar aos treinos próximo das 21h00, procure saber se haverá alguém para fazer cia, a não ser que você queira fazer o treino de forma solitária.

+++ Dicas: Através dos links com os trajetos, é possível baixar os tracks no seu celular. A forma mais simples é usar o aplicativo Bikemap, pra isso você precisa se cadastrar no site do aplicativo e favoritar a rota que indicamos, dessa forma você pode acessar a rota pelo próprio aplicativo, no momento que você for começar o treino.

Dia 02 de agosto (terça) – Treino Nível 4

Trajeto: Clique aqui para visualizar o trajeto

Dia 04 de agosto (quinta) – Treino Nível 4

Trajeto: Clique aqui para visualizar o trajeto

Dia 07 de agosto (domingo) – Treino Nível 4: Ciclovias e Ciclofaixas

CicloviasCiclofaixas01

Início: Parque do Povo
Concentração: 6h30
Horário: 7h00
Trajeto: Clique aqui para visualizar o trajeto

A saída do grupo principal será as 7h00 em ponto, os que chegarem atrasados deverão seguir o trajeto por conta própria. O trajeto tem cerca de 73 quilômetros, percorre as principais Ciclovias e Ciclofaixas de Lazer de São Paulo como Ciclovia da Marginal Pinheiros, Minhocão, Ciclovia da Radial, Ciclofaixa da Tiquatira, Ciclovia do Parque Ecológico do Tietê, encerrando na Estação São Miguel da CPTM. Apesar de longo, o trajeto é bastante plano, sem grandes desafios para os ciclistas.

Dia 09 de agosto (terça) – Treino nível 3
Trajeto: Definido pelo Guia

Dia 11 de agosto (terça) – Treino nível 3
Trajeto: Definido pelo Guia

Dia 14 de agosto (domingo) – Treino Nível 3: Paranapiacaba

Paranapiacaba

Início: Estação Ribeirão Pires da CPTM
Concentração: 7h30
Horário: 8h00

Trajeto: Clique aqui para visualizar o trajeto

Colocamos esse trajeto para os ciclistas não só se acostumarem a pedalar em estrada de terra (que encontrarão no dia do Desafio), mas para também sentirem um pouco o que é pedalar numa trilha. O trajeto é bem mais curto que o Ciclovias e Ciclofaixas, em compensação traz maiores dificuldades aos ciclistas, que começarão a se acostumar com as subidas.

Esse trajeto também serve para os ciclistas que optarem por fazer o trajeto mais curto no dia do Desafio, conhecerem o caminho até próximo a entrada do Parque.

Dia 16 de agosto (terça) – Treino nível 3
Trajeto: Definido pelo Guia

Dia 18 de agosto (quinta) – Treino nível 2
Trajeto: Definido pelo Guia

Dia 21 de agosto (domingo) – Treino Nível 2: Caieiras

Caieiras

Início: Estação Jardim São Paulo do Metro – Linha Azul
Concentração: 7h30
Horário: 8h00
Trajeto: Clique aqui para visualizar o trajeto

Nesse trajeto o ciclista terá seu primeiro grande desafio, vencer a Serra da Cantareira pela Estrada da Santa Inês. O trajeto termina na cidade de Caieiras onde temos o único Velódromo do estado aberto ao público (caso não esteja em obras).

Dia 23 de agosto (terça) – Treino nível 2
Trajeto: Definido pelo Guia

Dia 25 de agosto (quinta) – Treino de Montanha
TrajetoClique aqui para visualizar o trajeto

Ministro

Os treinos de montanhas são tradicionais no DBM, acontece sempre na penúltima semana, quando os ciclistas estão bem treinados. O treino começa no Parque do Ibirapuera como os demais, a diferença é que no trajeto te obriga a subir 4 vezes até a região da Avenida Paulista, sendo que a última subida é a temível Ministro Rocha de Azevedo. Um treino que serve para provar a eficácia da fórmula do DBM, pois quem consegue participar de todos os treinos, consegue subir todas essas subidas pedalando.

Dia 28 de agosto (domingo) – Treino Nível 1: São Roque – Estrada do Vinho

SaoRoque

Início: Estação Butantã do Metro
Concentração: 7h30
Horário: 8h00
TrajetoClique aqui para visualizar o trajeto

Um dos trajetos mais bonitos e mais difíceis de todo o DBM São Paulo. Os ciclistas partem da região do Butantã pedalando pela Ciclovia da Eliseu de Almeida, passando pelo Taboão da Serra e Embu das Artes. De lá seguimos por uma rota fugindo das rodovias, passando por estradas de terra, regiões rurais, até a conhecida Estrada do Vinho, rodovia na cidade de São Roque, famosa por suas vinícolas.

Dia 03 de setembro (sábado) – Evento Partiu Brasil em Ciclos

ConviteDespedida02

Local: Espaço Mixcelania
Rua Mourato Coelho, 972, Vila Madalena – São Paulo
Horário: das 12h00 as 20h00

Continuando as celebrações pré-DBM, faremos uma despedida para amigos nesse dia, quando além de realizarmos oficinas abertas ao público, faremos uma apresentação do Projeto Brasil em Ciclos. Se inscreva no evento que criamos no Facebook, e venha participar da nossa festa de despedida.

Dia 04 de setembro (domingo) – Dia do 7º Desafio Bicicletas ao Mar – São Paulo

Início: Parque do Povo
Concentração: 7h00
Horário: 7h30
Trajeto: Clique aqui para visualizar o trajeto

Depois de todos esses treinos, impossível a(o) Desafiante, não estar pronto para vencer o Desafio sem grandes dificuldades. Depois que os ciclistas se acostumaram com os treinos, a navegarem sozinhos, parcerias feitas, chegou o dia da grande festa. Partimos em massa pela Ciclovia da Marginal Pinheiros, depois seguimos rumo ao Grajaú até as balsas da Ilha do Bororé, seguindo um caminho parecido com a Rota Marcia Prado.

Em São Bernardo, ao invés de seguir rumo a Estrada de Manutenção da Imigrantes, iremos rumo a Riacho Grande, até a Estrada Caminho do Mar (trecho que pedalamos no treino da segunda semana a Paranapiacaba).

Ao chegarmos no portão principal do Parque Caminhos do Mar, apenas os ciclistas inscritos no DBM terão acesso ao parque. Ali eles terão que assinar seu termo de responsabilidade, terão suas bicicletas vistoriadas (principalmente em relação aos freios), receberão uma palestra sobre as normas do parque e como eles deverão se comportar dentro das dependências, principalmente sobre como cruzar o parque causando o mínimo de impacto ambiental.

Saindo do parque, os ciclistas passarão por dentro de Cubatão, acessando a Anchieta já próximo com a divisa da cidade de Santos, encerrando o Desafio Bicicletas ao Mar no Canal 1, mesmo lugar onde encerramos o pedal de 10 de janeiro de 2008, último pedal da nossa amiga Marcia Prado, que infelizmente foi tirada desse mundo 3 dias após esse pedal.

O 7º DBM já começou, fiquem atento aos treinos, mesmo se você não conseguiu se inscrever para essa edição, participe dos nossos treinos e vá se preparando para o 8º DBM São Paulo que já está com as inscrições abertas.

Colabore também com nosso projeto comprando as camisetas do DBM, temos tanto camisetas comuns em Dry, como também uma promoção de camisetas de ciclistas de DBMs anteriores que estamos liquidando para fazer caixa. Clique nos links e saiba mais.

Pra encerrar, nos acompanhe nas redes sociais e aqui nessa página para saber se ocorreram algumas alterações nos trajetos dos treinos e venha pedalar conosco pois teremos o maior prazer em ajuda-los a vencer esse Desafio.

André Pasqualini

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *