placas

O artigo 201 do Código Brasileiro de Trânsito é bem claro:

Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta:

Infração – média;
Penalidade – multa.

Ainda tem o artigo 220 que diz o seguinte:

Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito:

XIII – ao ultrapassar ciclista:
Infração – grave;
Penalidade – multa;

Mas qualquer ciclista brasileiro sabe muito bem que são raros os motoristas que obedecem sequer uma, quanto mais as duas leis.

Essas são leis que nem precisariam ser de conhecimento notório caso nossos motoristas dirigissem com a consciência de que seu carro pode virar uma arma, mas o fato é que a maioria dos nossos motoristas não tem essa preocupação, isso quando não usam a força do seu carro para se impor perante os mais fracos.

Quem já pedalou em diferentes cidades brasileiras sabe que o comportamento médio dos motoristas varia de acordo com a região do país. Acontece que não existe nenhum estudo que possa comprovar essa tese, por isso estamos desenvolvendo um sensor que irá medir, tanto a distância com as quais os motoristas farão a ultrapassagem, como sua velocidade.

No vídeo acima mostra os primeiros testes do sensor. Estamos trabalhando com o sistema Arduino muito usado no desenvolvimento de robóticas em universidades. O sistema terá sensores de ultrassom que medirão a distância e velocidade dos carros. O protótipo final que instalaremos em nossas bikes câmara que farão o registro integral das nossas pedaladas. Nossa intenção é que ela funcione como uma espécie de caixa preta armazenando o conteúdo gravado por algumas horas, dessa forma, se houver uma ocorrência conosco, teremos sempre as últimas horas registradas.

Já no vídeo acima mostra nosso primeiro teste de campo realizado na cidade de São Paulo. Esse módulo tem um sensor de ultrassom, ligado a uma placa Arduino e um módulo Bluetooth que envia os dados para nosso celular (imagem do alto a esquerda). Nossa intenção é criar um módulo específico que possa ser distribuído a ciclistas do Brasil inteiro. Estamos desenvolvendo um Aplicativo do projeto, dessa forma qualquer pessoa que quiser colaborar com a pesquisa, poderá baixar o aplicativo e instalar o módulo. Sempre que ele for ultrapassado, o aplicativo registrará data, local e a a distância da ultrapassagem.

Ao final da viagem teremos dados suficientes para avaliar em qual cidade ou estado, nossos motoristas são mais prudentes.

Caso você queira ajudar no projeto, colocando um sistema como esse em sua bike para realizar os registros em sua cidade, entre em contato conosco, pois quanto mais módulos como esses tivermos espalhados por aí, mais força teremos para melhorarmos a segurança dos ciclistas brasileiros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: