Basta alguns quilômetros vencidos por quem acabou de entrar no mundo dos pedais para criarmos nossos desafios. Comecei a pedalar de verdade em 1993 e com menos de duas semanas de pedal surgiu o meu primeiro sonho, chegar ao litoral pedalando.

Para os leitores que não conhecem a cidade de São Paulo, estamos no Planalto Paulista, numa altitude média de 750 metros, a cerca de 100 quilômetros do litoral, portanto para atingirmos a praia temos que descer a Serra do Mar.

Minha primeira tentativa de chegar ao mar foi em 1994, vencemos a serra mas a viagem foi abortada a uns 30 quilômetros do Litoral, na cidade de Cubatão. Os motivos eu narro no meu primeiro livro. Dois anos da frustrada tentativa, finalmente cheguei ao litoral em janeiro de 1996. Depois que realizei esse sonho, parecia não existir mais limites para mim. Basta ver o que minha vida virou depois dessa viagem.

Apesar de todos os desafios que já superei, sempre tive vontade de saber quanto tempo eu levaria num pedal de São Paulo até o Litoral, com o único objetivo de percorrer o trajeto no menor tempo possível.

Por isso no dia 23 de fevereiro de 2012, pedalei até a estação Jabaquara do Metrô. No canteiro central da avenida tirei uma foto de um relógio que marcava 7h37. Depois disso subi na bike e soquei a bota.

Imigrantes, Estrada de Manutenção, Cubatão… Entrei na cidade de Santos e pedalei rumo à balsa que realiza a travessia entre Santos e Guarujá. Durante o trajeto coloquei os pés no chão, uma vez na Imigrantes (porque meu boné voou) e outras duas vezes em Santos devido aos semáforos. Ao chegar na entrada da balsa havia um relógio que marcava 10h37.

Foram 80 quilômetros pedalados (clique aqui para ver detalhes da rota) e foi bom superar as expectativas, pois esperava percorrer o trajeto em 4 horas. (Nas fotos, a hora é a da máquina digital)

[slideshow]

Aventura sim, mas com prudência já que estava sozinho e no caso de um acidente, provavelmente não teria nem como acionar alguém. Por isso percorri o trecho de serra com muita cautela, em compensação, soquei a bota no trecho de Planalto e na baixada.

Mas e você que esta iniciando no pedal, qual o seu desafio pessoal? Que tal um desafio até o mar também?

O objetivo desse post não é me gabar, até porque esse tempo pode ser (e será) batido facilmente. Meu objetivo é jogar lenha na fogueira, deixar a galera com água na boca e motivá-los a buscar a realização dos seus sonhos.

Você também tem um sonho de chegar pedalando no litoral? Então se prepare, pois no dia 15 de abril de 2012 pretendo levar uma turma de ciclistas iniciantes pedalando de Sampa até a Praia. Da mesma forma que ocorreu comigo, esse também pode ser seu grande desafio.

Do dia da publicação desse post, restava um mês para o pedal. Se você esta a fim de encarar, a principal pergunta que você precisa se fazer é – “Consigo pedalar num domingo uma distância de 40 a 50 quilômetros sem grandes dificuldades?” – se a reposta é sim, com certeza você conseguirá chegar ao mar.

Já estou com a autorização para passarmos pelo Parque da Serra do Mar e criei esse evento no Facebook para saber o nome da galera que realmente vai, pois vou precisar preencher um formulário com o nome e assinatura de todos.

Pretendo também organizar uns pedais dentro da área urbana de São Paulo. Também irei organizar uns encontros onde darei dicas de como deixar sua bike no esquema para a viagem, além dos cuidados necessários para realizar sua primeira cicloviagem sem maiores problemas.

O pedal será no domingo, dia 15 de abril. O ponto de encontro será as 7h00 da manhã na Ciclovia da Marginal Pinheiros, junto ao acesso da Estação Vila Olímpia.

Faremos o trajeto da Rota Márcia Prado (veja o trajeto) e espero um grupo de 100 ciclistas. O final da viagem é na Praia de Santos em frente ao Canal 1, com previsão de chegada as 16h00 do mesmo dia. A distância, para quem sair da Vila Olimpia é de 100 kms, já do Grajaú é 80.

A volta será por conta de cada um, mas a maioria voltará de ônibus até o terminal Jabaquara, como provavelmente também farei.

Dicas

Quanto melhor seu condicionamento, mais tranquila será sua viagem. Se de hoje até o dia 15 de abril, você pedalar um mínimo de 3 vezes por semana, somando um total de 100 quilômetros por semana, conseguirá fazer o pedal com um pé nas costas.

No domingo que antecede a viagem (8 de abril) irei realizar um longo pedal por São Paulo, levarei a galera para pedalar pelas Ciclovias e Ciclofaixas de lazer da cidade, um trajeto urbano que irá beirar os 100 quilômetros. Quem realizar todo o pedal, sem a necessidade de desistir no meio do caminho voltando de Metrô, conseguirá chegar à praia.

Tire suas dúvidas nos comentários do blog e no evento do facebook.

Quanto?

O pedal é gratuito, no máximo que irá acontecer é que com certeza irei serrar umas cervejas e uns camarões da galera nos quiosques na praia. Estou pensando em fazer umas camisetas do passeio, como provavelmente teremos outras pessoas fazendo o mesmo trajeto, será mais fácil identificar quem está no nosso grupo ou não. Se rolar as camisetas vou orçá-las e ratear os valores. Aceito sugestões e voluntários para cuidarem da arte para as camisetas.

Eu irei fechando o grupo e terei a ajuda de alguns ciclistas experientes pois não será fácil ser babá de uns 100 ciclistas.

O primeiro passo foi dado, agora é só ir até o Facebook e confirmar sua presença. Se não tem “feice”, mande um email para bicicreteiro@gmail.com que eu te coloco na lista. E acompanhe o que rola aqui no blog e no evento do facebook para saber novidades do passeio.

André Pasqualini