Quem é o Bicicreteiro?

Bicicreteiro pode ser várias pessoas. Algumas pessoas costumam chamar alguém de bicicreteiro, de forma pejorativa, se referindo a um ciclista que pedala de forma inconseqüente, colocando em risco os pedestres e sua vida. Há também aqueles que se referem aos ciclistas mais humildes como bicicreteiro, como forma de diminuí-lo, criando a categoria “Ciclista” (entidade superior) e o “Bicicreteiro” como “o mais baixo na escala social do ciclismo” (inspirado pelo ilustre Casoy).

Mas há outras pessoas que se referem a um Bicicreteiro, como um ciclista acima da média, alguém especialista no assunto, que pedala muito, praticamente um atleta. Ser chamado de Bicicreteiro por essas pessoas, vem a ser o máximo de elogio que um ciclista pode receber.

O objetivo desse blog é representar todos Bicicreteiros citados acima. Esse cara pode tanto pedalar de barra forte, com chapéu de palha e chinelo, como andar com uma estradeira de 5 mil reais, levando um pelotão no peito.

Quero com o blog mostrar a infinidade de variações que temos no mundo do ciclismo, além de quebrar alguns mitos que impedem que tenhamos um número maior de pessoas pedalando. Quero mostrar que ninguém é melhor ou pior, que seja lá como a pessoa pedale, todos são ciclistas e qualquer pessoa pode ser ciclista. Que pedalar pode ser muito mais simples e prazeroso do que parece, que o mundo da bicicleta é maravilhoso, intenso e vibrante. Não importa as diferenças, no fundo todos querem ver mais ciclistas nas ruas, o mundo da bicicleta só parece complicado, mas ele é acessível e qualquer um pode participar.

Portanto seja bem vindo ao mundo do Bicicreteiro e caso queira falar com esse bicicreteiro em especial, mande um email para bicicreteiro@gmail.com.

32 respostas para Quem é o Bicicreteiro?

  1. bicicLeteiro disse:

    André,
    pros que falam portuguêis tem o BicicLeteiros aqui da Quinta Comarca de SP (há pouco tempo emancipada e que tem por capital: Curitiba) !
    pra galera mais descolada aí de Sampa, tem o BicicReteiros, coisa dos Mários de Andrade e seus Macunaimas que, só mesmo a vanguarda cosmopolita saca. Mas nóis daqui, tamo correndo de atrás.
    Mas o bacana é saber que, ambos vão de magrela e, carregam por apêlo, o uso mais social da cidade; o meio de transporte mais limpo e sadio e alguns traços de esperança num mundo melhor !
    Um abraço pros primos da cidade grande,
    daqui da quinta comarca,

    os bicicleteiros !

  2. Pingback: Bonde para Curitiba – parte 1 « Outras Vias

  3. Jorge Silva disse:

    Olá!

    Encontrei teu espaço via SWU e quero dizer que gostei da sua iniciativa. Ando bastante de bicicleta e passo pelas mesmas situações citadas nas suas narrativas.

    Parabéns pelo seu empenho e siga adiante, realizando seus sonhos!

    Abraço fraterno.

    Jorge Silva
    Joinville – SC.

  4. Elvis Robson Silva disse:

    Olá André!

    Aqui é o Elvis da TRIBO ADVENTURE Cuiabá. Espero que tenhas um ótimo natal, e muito sucesso na sua empreitada…
    Abraços, que o pedal esteja com vc!!!!

  5. Wellcleaf Melo disse:

    Caro amigo Andre,

    Passei aqui para lhe desejar boas pedaladas neste final de ano, que Deus ilumine seu caminho.

    Grande abraço

  6. André Fatini disse:

    Salve Chará!
    Parabéns pelo projeto e pelo site.
    Bons ventos e boas pedaladas em sua bicicreta!

  7. André Grion disse:

    André, desejo a vc uma ótima viagem e sucesso neste projeto, acompanho os e-mail do ciclobr, fiquei sabendo de sua aventura e gostaria de ajuda-lo, como posso fazer isso? Tbém moro em SP, e espero conhece-lo pessoalmente. Abçs

  8. Selene disse:

    André, que prazer enorme saber de vc e que continua com seus projetos antigos.
    Quando puder entre em contato comigo. Já procurei vc pelo orkut, e não te achei.
    Um forte e saudoso abraço.

  9. Daniel disse:

    Olá André, tive a oportunidade de passar e ver sua entrevista dada em Confresa-MT a RNATV com Hilário Tavares, cujo vídeo está postado no site da RNATV, não sabia do que se tratava, agora vendo o vídeo e o twitter, achei interessantíssimo suas fotos seus textos, enfim, valeu. Parabéns.

  10. Bruno disse:

    Mano, parabens, eu tb sou trilheiro e meu sonho é fazer oq vc esta fazendo, sou do Tocantins e vou entrar em contato com a Globo pra vc ir até o JÔ blz?
    Sucesso, falow!

  11. Antonio José Matienzo disse:

    Olá, André! Trabalho com um conhecido seu e achei sua aventura a minha cara, exceto a parte da coragem e do know-how, hehe. Na verdade, entrei nesse mundo de bike há pouco mais de um ano e tive dois grandes problemas até agora. 1) Moro ao lado da via Anchieta, que seria minha porta de saída da minha bicicleta para o mundo, mas após 500m de pista já encontro uma placa de “Proibido Bicicleta” provavelmente devido a trechos sem acostamento, proibição que você deve ter encontrado aos montes em suas viagens; 2) Como prefiro trajetos rurais, meto a magrela na lama com frequencia. Após enlamear a corrente, logo começa um pesadelo chamado “chainsuck”, que já fiz de tudo para evitar e não consegui.***
    Assim eu pergunto: qual tua recomendação para esses dois problemas? Forte abraço.

    • bicicreteiro disse:

      Brother, corrente se troca com 3 mil km. Depois da lama tem que lavar a bike, de preferência com um desengripante ou diesel e lubrificar novamente com óleo de corrente. Não pode ficar rodando com a bike cheia de lama, pois pode acontecer o que rolou comigo, a corrente esticou e devido a sujeira gastou mais que o normal a coroa do meio e agora tenho que trocar. Abs

  12. carol disse:

    Gastou bem o meu dinheiro nas sua férias?

    A ação esta correndo e a audiência com o juiz marcada.

    Em breve a gente se vê.

  13. carol disse:

    Legal Bicicleteiro, quem sabe assim vc paga o que esta devendo.

  14. Sandro Gavião disse:

    Cara!!! parabens pelo projeto! Estou acompanhando igual novela, esperando sempre o próximo capítulo. Sou do ABC Paulista, mas conheço bem a região que você está passando agora (Minas), sei que as subidas são simplesmete crueis. Detona as pernas e principalmente a mente.
    Mas fique forte no caminho que eu estarei aqui aguardando os próximos capítulos e desejando um final feliz.
    Abraços ciclísticos.

  15. Luciano Santos disse:

    Gostei da definição e do titulo do blog

    Já fui todos esses tipos de bicicreteiro menos o cicloturista só uma viagem de 102 km com mochila …
    Valeu

  16. Boa tarde colega,

    Sou formada em Segurança do Trabalho e estudante de Meio Ambiente. Achei seu blog em uma de minhas pesquisas pro curso. Adorei o Projeto Biomas e aprendi muito viajando na garupa virtual da sua bike. Também mantenho um blog, que une Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, aqui no wordpress. Se tiver um tempinho clica em http://maesso.wordpress.com e confere.

    Abraços e que Deus te acompanhe por essas estradas afora.

  17. Carolina disse:

    Até o momento, (dia 02/08/2011) às 12:50hs, não consta a 2ª parcela do acordo judicial.
    Att.
    Carolina

  18. vivimarar disse:

    Olá Andre, eu eu eu, eu tambem sou bicicreteira !!!! hehehe
    Visitei o blog e adorei !!! Estou aqui acompanhando cada km pedalado por vocês.
    Obrigada por compartilhar !!!!
    Bjão
    Vivi Mar

  19. daniel disse:

    carolina, vai cuidar da sua vida oeee

  20. Ana Paula disse:

    Olá André, eu acabo de me tornar uma bicicreteira e uma blogueira, comecei meu blog este mês, me visite: http://pedalasantista.wordpress.com/. Me encantei com o Bicicreteiro, seu blog motiva e emociona. Parabéns! Abçs.

    • bicicreteiro disse:

      Que legal Ana, mensagens como a sua é que são motivadoras e me mostram que devo continuar me dedicando cada vez mais a essa “nossa” luta.

      Sempre que puder irei acompanhar o seu blog e se tiver novidades me avise, inclusive alguma sugestão de pauta, até porque Santos é um pulo e vou muitas vezes para a cidade, já que adoro descer para a praia pedalando.

      Abs

      André Pasqualini

  21. Ricardo disse:

    Estive na Ciclovia (18/12) em Guarulhos/SP, ficou otima, vou levar meu filho todo domingo, para ele começar a pedalar pelas ruas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s