Dormindo no Ninho das Águias

image

Depois de tanto trabalho para descer até aqui, não dava para passar um dia sem curtir esse lugar. O Ninho é um plato 100 metros abaixo do mirante Alto do Céu, que diga-se de passagem, tem uma visão espetacular. Mas apesar do mirante ser muito visitado, menos de 1% dos que vão ao mirante descem no Ninho das Aguias.

 

Descer até aqui não é fácil, mas quase sempre todo sacrifício é recompensador. Tive que descer por uma trilha no meio da mata. Não dá para ver na foto abaixo, mas no meio daquela mata tem várias escadas de ferro. Tiro fotos quando estiver subindo e coloco no próximo post.

image

Isso aqui parece aquelas bases escondidas para onde mandamos o presidente da república num ataque nuclear. Impossível chegar de carro até aqui, tanto é que esse espaço na foto abaixo era uma pista de pouso.

image

Há pelo menos 4 construções abandonadas, uma bem destruída e outras 3 quase desabando. Casinhas bonitas, parecem chalés estilo europeu. Não sei o que era isso aqui, me disseram que era uma antiga base do Cindacta, mas se houver algum chapadense ou cuiabano com a resposta, coloque nos comentários.

image

Eu fiquei na casa mais conservada, (e mais protegida) as demais estão destruídas ou muito sujas. A minha tem dois andares, mas fiquei no térreo mesmo, armando minha rede no meio da sala.

image

Dentro da casa estava bem protegido, apesar de bem de frente para a rede haver uma janela quebrada. Sorte que o saco de dormir que carrego é maravilhoso e não passei frio de noite.

image

Tem uma casa de alvenaria lá na frente que ainda tem restos de comida e até lenha estocada para o fogão. Parece que quem estava aqui saiu correndo.

image

Um pequeno lago perto da encosta foi construído provavelmente para abastecer o pessoal daqui de água. Lógico que serviu para me abastecer também, além de curtir essa piscina privada.

image

Para todos os lados que você vai o visual é fantástico, dá para ver com detalhes a chuva caindo a quilômetros de distância.

image

Daqui o sol se poe bem sobre a cidade de Cuiabá, o pessoal do www.novaorigem.com.br deram sorte e conseguiram registrar um belíssimo por do sol. Já eu não dei tanta sorte pois bem na hora uma enorme chuva caiu sobre a cidade, mas o visual não deixa de ser interessante.

image

De noite fiz uma fogueira com as madeiras que cairam da casa que eu estava. Pena que o forte vento fez acabar rapidamente com meu estoque de lenha, mas deu tempo de jantar e escrever esse post.

image

Deixo para a casa uma lembrança que irá beneficiar os próximos hóspedes. Uma dica que aprendi na Pousada do Zinco no Vale Europeu, uma garrafa pendurada que acaba confundindo os morcegos, fazendo com que eles procurem outro lugar pra ficar.

image

Agora é encarar essa subida, vou ter que desmontar a bike e subir por etapas, no mínimo gastarei uma hora para sair daqui. Não sei até onde pedalo hoje, mas pretendo ir até a região de Nobres para de lá subir para o norte do país.

16 thoughts on “Dormindo no Ninho das Águias

  1. Paulo Mendonça

    O Ninho das Águias foi construido por um empresario de taxi aéreo mais conhecido como Sr. Soler, na região como o velho do Caximbo, para fazer o primeiro pouso passou por cima e jogou 2 paraquedistas que fizeram a marcação da pista para o mesmo acontecer, mais tarde tudo o que existe lá foi levado de avião, até mesmo um trator que está ao tempo no local, este local ja foi palco de muitas festas de pessoas importantes e conhecidas como políticos e artistas, já vi fotos com Hebe Camargo, Sergio Reis, ex governadores, etc… Sr Soler realizou este sonho e ainda hoje quando vê estas fotos chora de tristeza, sendo uma realização que levou tempo e um grande investimento na época!
    O local hoje abandonado hoje é muito visitado por ciclistas e trilheiros, os mesmos estão quase que todos os fins de semana visitando o local para desfrutar da beleza paradisíaca existente, recentemente fiquei sabendo que o local pertence ao Centro Espirita Vantuil de Freitas(Localizado do CPA), a entidade esta com projeto de arrecadar fundos para a construção de um centro de reabilitação e tratamento de dependentes químicos!

  2. Alvaro Willian

    Olá André! Domingo, 03/11/2013 estive lá com meus amigos e vimos a sua colaboração (a garrafa), e por minutos imaginamos pra que serviria e quem a teria feito. Seu blog me instigou a voltar lá, pois nas minhas 5 idas àquele local eu não vi o lago. Obrigado por compartilhar! O lugar realmente é maravilhoso…

    1. André Pasqualini Post author

      Que maravilha cara, não tiraram uma foto dela? Eu ainda voltarei aquele local maravilhoso e espero muito encontrar essa garrafa lá.

      1. Alvaro Willian

        Não tiramos foto não. No entanto, moro em Cuiabá, acredito que muito em breve voltarei lá, com certeza vou tirar uma foto da garrafa pra vc!
        Grd abraço.

  3. Franck Oliveira

    Pretendo conhecer o ninho das aguias, gostaria de saber como chegar la por via terrestre,parabéns pelo post deste lugar, um forte abraço!

  4. Eliezer Neves

    Olá Andre.
    Estou, fazendo um trabalho aqui no Alto do Ceú.
    Fico feliz por você ter gostado.
    Pena que você,não foi na cachoeira Santa Barbara, ao lado(na frente)da lagoa.
    Ela tem aprox. uns 100 metros. Este lugar e uma APP.
    O acesso para o Ninho das Aguias ,esta sendo formatado.
    Os mirantes do Alto do Ceú, esta sendo formatado dentro das normas da ABNT, (SGS-TA), para visitação. O local, continua lindo, e estamos fazendo um trabalho muito grande de preservação desse local. (trilhas, cap.de carga e vaucher). Visitação somente com guias e condutores locais. )
    Abraço.

  5. Armando Roque

    Olá,
    O Ninho das Águias foi idealizado por um piloto na década de 80, ele levou boa parte do material pra lá de avião.
    Realmente o visual é lindo, pena q está abandonado!
    Abraço e sucesso nas aventuras.

    Armando Roque

  6. Juliane Vitor

    Faz muito tempo que estou para vir comentar. Lindo o blog e mais lindo ainda os lugares por onde está passando André! Deve ser difícil essa caminhada mas a oportunidade de conhecer pessoas incríveis é unica. Você ja deve ter cada história né haha. Viajar é sempre bom. Força que dará tudo certo.

    abraços

  7. Rafa Poço

    Muito bom!!!
    Que demais esse lugar. E que bom ter umas casas abandonadas no caminho.
    Tao melhores que o cafofo, aparentemente!rs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.