Que venha 2011… Pedalando é claro!

Nada de imagens melancólicas, mensagens de bode como a de Natal, um desabafo que acabou passando um tom diferente do que eu esperava. Mas quem me conhece sabe que sou assim. Se estou bem vamos pra festa, se estou mal fica escrito na testa.

No momento estou em Sorriso, no Mato Grosso, cidade de 70 mil habitantes. Com pouco mais de 20 anos de vida, muito rica, gente bonita, alegre, simplesmente a maior produtora de soja do mundo, o que é motivo de orgulho para muitos moradores. Apesar do custo ambiental ser uma devastação total de onde hoje, exatamente onde estou, devesse ser Floresta Amazônica.

Sempre que realizamos algo grande, um evento que levou meses de preparação por exemplo, depois que ele se concretiza vem o alívio e a vontade de comemorar. Tudo muito válido, mas depois da comemoração, mais importante é o balanço, até para servir de experiência para o próximo desafio, pois o show tem que continuar.

Essa virada de ano, mais uma vez diferente de todas que eu já tive, faz parte desse processo de balanço geral que essa viagem vem sendo. Comemorar não vou, nem tenho motivos para isso. Quero dormir antes dos fogos (aqui 1 hora depois de Brasília) pois pretendo acordar cedo e pedalar muito amanhã.

Mas fica a dica e o desejo, comemorem bastante mas depois usem os próximos dias para realizar esse balanço.

O meu balanço nem é sobre esse ano e sim de toda uma vida. Profissionalmente chegou a hora de fazer com que essa minha paixão me sustente. Quero muito viver da bicicleta, pois foram anos de dedicação, estudos teóricos e práticos sobre o tema. Problemas ideológicos que nem necessariamente eram meus, me impediram que isso já tivesse ocorrido, mas já passou da hora de acreditar nos princípios que construí durante minha vida, pois eles me impedirão de ser corrompido ou desvirtuado.

Minha inspiração vem da querida amiga Renata Falzoni. Uma excelente profissional, que poderia ter um bom emprego em grandes canais de TV e ganhar muito dinheiro com sua competência. Mas optou por batalhar anos para poder juntar sua outra paixão, a bicicleta, com seu ganha pão. Ganhou ela que faz o que gosta e ganhamos nós pois ela faz o que queremos ver.

2011 no meu lado profissional haverá muito trabalho e dedicação para a construção de um legado concreto, hora de colocar todo meu conhecimento em prática e me sustentar com ele de forma honesta, até porque infelizmente será essa estabilidade financeira que irá me deixar mais próximo do meu filho.

No lado emocional uma tremenda incógnita. Aprendi a compreender melhor o funcionamento do meu coração a um custo muito alto. No momento o máximo que posso fazer é aprender com meus erros e usar essa experiência em novos relacionamentos, algo que nem tenho vontade de pensar no momento.

Conselhos emocionais podem ser inócuos pois as pessoas são muito diferentes. Mas aprendi que comigo, tudo tem que ser resolvido logo no surgimento das dúvidas, dos problemas. Vou buscar a solução mesmo se o desejo da companheira seja empurrar com a barriga, pois essas pequenas dúvidas e desconfianças é que irão desencadear grandes problemas no futuro.

As palavras serão ditas com cuidado pois o poder destrutivo delas é imenso, ainda mais quando é dito por pessoas que amamos ou admiramos. Tanto é horrível ouvir do seu amor que não te ama ou pior, que nunca te amou, como é horrível ouvir um “me esqueça” de alguém que você não consegue (mesmo as vezes querendo) esquecer.

Tudo no começo tem menos força, menos poder de destruição, portanto é quando vou tentar resolver o problema. Mas esses problemas devem demorar a aparecer, até porque meu padrão de exigência ficou muito alto, o que só vai dificultar novos relacionamentos. Por outro lado isso pode me ajudar na dedicação ao lado profissional, no momento o que é mais importante para mim.

Bem, agora já se foram todas as datas relevantes e apesar da maioria dos que me acompanham saber que o principal motivo dessa viagem foi uma tentativa de me encontrar emocionalmente e espiritualmente, o que a galera quer mesmo é ver são fotos e relatos dessa aventura que esta sendo desbravar o Brasil.

Amanhã cedo parto para o norte, provavelmente até depois de Sinop, em direção da BR-080 que vai me levar a Amazônia. A partir de agora já consigo ver resquícios de floresta no meio das sojas, uma prévia do que devo encontrar em uns 5 dias.

Portanto fica aqui o desejo de um feliz 2011 para todos que me acompanham e um desejo ainda maior de que essa aventura sirva para inspira-los de alguma maneira.

Agora é correr para chegar logo a São Paulo, pois a única coisa certa é que em 2011, tanto o Natal quanto o Ano Novo irei passar muito perto do meu filho e nada nem ninguém irá me impedir.

Abraços a todos vocês, Marquinhos, meu bebê, papai te ama demais, estou morrendo de saudades e vou correr muito para poder te abraçar e pegar no colo novamente, o mais rápido possível. Beijão a todos e até logo ali.

7 thoughts on “Que venha 2011… Pedalando é claro!

  1. Márcio Rissardi

    Andre,

    Perfeito, sem dilemas filosóficos ou políticos, sem perder os princípios que te levaram a onde chegou. Invista no profissional, na bike, algo que ama e esta nos seus olhos!!! Sucesso brother e estou por aqui. Em 2011 e os que estão vindo!!!

  2. Pedro Miani

    Feliz ano novo pra ti André com muita saúde e felicidade!
    E é claro que todo mundo adora ver as fotos dos lugares maravilhosos pelos quais vc passa, mas essas mensagens que vc escreve são sempre bem vindas e eu as leio com muita atenção. Inclusive eu gostei muito das palavras escritas no post do natal. Deve ter sido dureza passar sozinho…
    Desejo-lhe muita força, que vc termine seu percurso e reencontre as pessoas que vc tanto ama. Se cuida!

  3. Claudio

    “Brow”, feliz ano novo!
    Saudades do amigo, te ligo ainda hoje para hablarmos…
    Ah! Diga-se de passagem, os teus posts estão incríveis, além da profundidade de sentimentos, uma clareza sem precedentes nas palavras.
    Grande abraço

  4. Camila Oliveira

    Feliz Ano Novo André!

    Sem palavras para desejar isso ou aquilo, mas torcendo muito para que alcance o que busca e que a jornada seja recompensadora!

    Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.