A Semana da Bicicleta em São Paulo

Vem aí a semana da Bicicleta em São Paulo, palestras, seminários, passeios ciclísticos nada convencionais, visita de ciclistas ilustres. A semana que começa no dia 09 de julho de 2011 tem muitas atividades, algumas com inscrições limitadas. Veja o calendário abaixo e não deixe de participar.

Dia 09 de julho – Fórum: A Semana do Ciclista – Tendências e debates (SESC Pinheiros)

Na abertura da Semana do Ciclista teremos a presença do Dinamarques Mikael Colville-Andersen, o criador do movimento Cycle Chic. O evento ocorrerá no Sesc Pinheiros em São Paulo e a entrada é franca, mas como os lugares são limitados, é necessário confirmar presença.

Local: Auditório SESC Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros
Horário: 14h
Mais detalhes de como garantir sua vaga clique aqui

Atualizando, no mesmo dia 09, as 17h00, Oficina temática Mão na Roda: Tour de France, com o “Ogro Odir” do blog As Bicicletas. Veja aqui mais informações sobre essa oficina.

Dia 12 de julho – David Byrne em São Paulo

Autor do livro Diários da Bicicleta, o ex líder do do Talking Heads vem ao Brasil divulgar (ainda mais) seu livro e bater um papo com os ciclistas brasileiros. Mas nem adianta ficar pedindo para ele tocar, pois no Brasil, ele venho só pedalar!

Será um debate que contará também com as presenças de Eduardo Alcântara Vasconcellos, especialista em planejamento urbano e coordenador do Projeto Observatório da Mobilidade Cidadão, Arturo Alcorta da Escola de Bicicleta, e do Secretário de Transportes da cidade São Paulo, Marcelo Branco. A conversa será mediada pela jornalista Paulina Chamorro.

A entrada para esse evento custará R$10,00 e poderá ser comprada direto pelo site do Sesc.

Local: SESC Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 – Pinheiros
Horário: 19h
Mais detalhes no site do Sesc Pinheiros

Dias 14 e 15 de Julho – Seminário Técnico CicloBR “Melhoramentos Cicloviários para a cidade de São Paulo”

O Instituto CicloBR irá promover uma série de debates técnicos, com a presença de representantes da Sociedade Civil e do Poder Público para debatermos idéias e soluções para melhoria das condições dos ciclistas na cidade de São Paulo.

São vários temas que serão pautados nos 3 principais pilares para a criação de um eficiente sistema cicloviário, educação, infraestrutura e fiscalização. Entre os temas debatidos teremos a evolução da Ciclofaixa de Lazer, o Mapa de Ciclorotas, e como trabalhar a educação do ciclista e inseri-lo com segurança no sistema viário.

A ordem dos painéis e seus participantes em breve serão divulgados no site do Instituto CicloBR. Possivelmente haverá transmissão do debate pela internet e os internautas poderão participar enviando perguntas. Os debates serão realizados no UMAPAZ, que fica no Parque do Ibirapuera.

Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7- A – Pq. do Ibirapuera
Horário: (ainda a definir)
Mais detalhes no site do Instituto CicloBR

Dia 17 de julho – Libvee – Conecte-se através da Bicicleta

Experiência, vivência, sensações. Quem já foi contaminado pela magia da bicicleta sabe muito bem o que estou falando. Multiplicar essa facilidade de se integrar ao ambiente, seja ele urbano ou não, que a bicicleta proporciona, é o desejo dos criadores do Movimento Libvee.

Tudo começou com a venda de um Kit onde, por R$225,00, você recebe um “Kit revolução” que vem com uma bicicleta inclusa. Com o Kit, os ciclistas serão levados para um  passeio pelo Centro antigo de São Paulo e com a ajuda de um fone de ouvido, conectado via WIFi, receberão sons que proporcionarão uma experiência única.

Infelizmente os 400 kits do primeiro Libvee se esgotaram em poucas horas, mas a idéia é que eventos como esse ocorram várias vezes durante o ano, agora é aguardar e cobrar do pessoal do Libvee que esse movimento continue.

Local: Memorial da América Latina
Horário: 17h30
Mais informações aqui

Ciclo-Debate na Casa das Rosas dias 05, 13, 19 e 26 de Julho

A Shimano realizará na Casa das Rosas vários debates nesses dias, todos com início as 19h00. Os temas serão “As Mulheres e a Bicicleta”, “A Imprensa e a Bicicleta”, “Mobilidade Urbana” e “Cicloturismo”. Confira a agenda e participe.

Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo – SP
Horário: 19h00
Mais informações no site da Shimano

Teremos vários eventos em julho, além disso, domingo, dia 10 de julho é o Dia da Bicicleta na cidade de São Paulo. Se você já pedala, prestigie os eventos, mas se ainda está tomando coragem para mergulhar de cabeça nesse nosso mundo, tá aí uma ótima oportunidade para conhecer melhor essa imensa “ciclo-comunidade” e entrar de vez nesse movimento. E viva a bicicleta que cada vez mais ganha espaço em nossas cidades e nos nossos corações.

5 thoughts on “A Semana da Bicicleta em São Paulo

  1. Pingback: São Paulo Terá a Semana do Ciclista « bicicletada curitiba

  2. Marco Labão

    Estarei aqui no Centro-oeste torcendo e curtindo uma semana para não mais esquecermos.
    Que sirva de motivação a tantos outros em mudar seu estilo de ida, optando pela Vida!

  3. Pingback: Eu Vou de Bike – Bicicletas, Lazer e Transporte Urbano » Julho com palestras, debates e passeios em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.