O trajeto original do Desafio Bicicletas ao Mar é a Rota Márcia Prado, rota cicloturística que liga as cidades de São Paulo a Santos, passando por São Bernardo do Campo e Cubatão. O trajeto original, no trecho de serra, passa pela Estrada de Manutenção da Imigrantes, ocorre que para acessarmos a estrada em segurança, são necessárias algumas obras prometidas pelo governo do estado e que no momento ainda estão no papel.

Para contornar esse problema, conseguimos uma autorização da Fundação Florestal para usarmos a Estrada Caminho do Mar, também conhecida como Estrada Velha de Santos. Veja abaixo o mapa do percurso.

A descrição do trajeto

O percurso tem início no final da Ciclovia da Marginal Pinheiros, na saída da Avenida Miguel Yunes, em Interlagos. De lá seguimos por ruas internas dos bairros de Interlagos e Grajaú até a Avenida Belmira Marin que termina justamente na Balsa da Ilha do Bororé.

A partir da primeira balsa, cruzamos a Ilha do Bororé até a segunda balsa, já na divisa das cidades de São Paulo e São Bernardo. Ali tem início um trecho de terra de 8 quilômetros até a Estrada do Rio Acima. Ali ao invés de virarmos a direita, trajeto original da Rota Márcia Prado, seguimos pela esquerda até Riacho Grande.

Após o Riacho passamos por debaixo da Rodovia Anchieta e entramos na Estrada Caminho do Mar. A partir desse trecho acabam as subidas e o trajeto passa a ser plano ou em descida.

Chegando na portaria do Parque da Serra do Mar haverá um receptivo e os ciclistas seguirão em grupos guiados pelo percurso, o trecho onde haverá maior atenção para que não ocorra nenhuma queda.

Depois do Parque já entramos no trecho urbano da cidade de Cubatão, onde cruzamos para a pista marginal da Rodovia Anchieta até a entrada do trecho urbano de Santos, seguindo pelas Ciclovias até o canal 1 onde encerramos o Desafio.

As regras do Desafio

Nessa edição todos os Desafiantes serão obrigados a percorrer o percurso inteiro, não haverá a possibilidade de se fazer apenas um trecho.

Também haverá um limite de tempo pois existe uma janela de horário para a passagem dentro do Parque da Serra do Mar, portanto o participante deverá se preparar, seja participando nos treinos que organizaremos, seja treinando por conta própria.

Mas fiquem tranquilos pois será possível fazer o trajeto com uma velocidade média de 15 km/h, plausível para qualquer ciclista que pedala com regularidade. Detalhes em relação aos horários e aos pontos de controle serão divulgados adiante.

O Dia do Desafio

A largada ocorrerá a 7h00 da manhã (com concentração a partir das 6h00) do final da Ciclovia da Marginal Pinheiros, na Avenida Miguel Yunes, mais informações abaixo:

31 de março – Dia do Desafio
Horário da largada: 7h00
Concentração: A partir das 6h00
Local: Estacionamento da Ciclovia da Marginal Pinheiros, acesso pela Miguel Yunes em Interlagos

O Desafio está lançado, agora é sua vez, se prepare e coloque mais esse Desafio como vencido em sua vida.