O Desafio Bicicletas ao Mar nasceu assim, vamos treinar iniciantes para chegarem a praia, portanto o diferencial do Desafio é a overdose de treinos que disponibilizamos para vocês.

Após a entrega dos kits que irá ocorrer no dia 24 de fevereiro, temos início a uma série de treinos que ocorrem todas terças, quintas e domingos. Os treinos não são obrigatórios, mas eles são fundamentais, tanto para os ciclistas iniciantes, como para aqueles que já venceram o Desafio mas estão fora de forma.

Uma novidade nesse DBM é o retorno dos Brevês, cada participante receberá um cartão com as datas dos principais treinos e ao final deles um Guia irá carimbar seu Brevê.

Atenção, nessa edição o Brevê será importante, pois a quantidade de carimbos pode significar alguns prêmios, fiquem atentos!

Os treinos são classificados em categorias que vão de 4 (mais fácil) até 1 (mais difícil), isso vale tanto para os treinos noturnos como os dominicais.

Se você está fora de forma é imprescindível que participe, sem faltar, de todos os treinos até a segunda semana, isso porque com a proximidade do Desafio os treinos tem sua dificuldade em muito aumentada.

Treinos noturnos

Os treinos noturnos ocorrem todas terças e quintas, com duração entre 2 a 3 horas, com característica de circuito, começam e terminam no mesmo local, sendo que nessa edição teremos 3 pontos de concentração.

Todos os treinos noturnos tem concentração a partir das 19h30 e início as 20h00 sem tolerência, portanto escolha o mais próximo a você e não se atrase.

Veja abaixo as opções para você treinar:

1) Parque do Ibirapuera – Zona Sul
Ponto de encontro: Portão 4 (na parte interna do parque)
Horário: Concentração 19h30 e saída as 20h00
Referência: Acesso próximo a passarela do antigo Detran

2) Estação Mourato Gastronomia – Zona Oeste
Ponto de Encontro: Rua Mourato Coelho, 114
Horário: Concentração 19h00 e saída as 20h00
Referência: Entre a Rua dos Pinheiros e Arthur de Azevedo

3) Prefeitura de Santo André – ABC
Ponto de Encontro: Av. José Caballero, 12
Horário: Concentração 19h30 e saída as 20h00
Referência: Em frente ao Espelho D’água, estacionamento gratuito (em local público) no local

4) Ribeirão Pires – Habib’s
Ponto de Encontro: R. Cap. José Galo, 44 – Centro, Ribeirão Pires
Horário: Concentração 19h30 e saída as 20h00
Referência: Em frente a estação da CPTM de Ribeirão Pires

Atenção, em caso de chuva o treino está MAIS DO QUE NUNCA CONFIRMADO!!!

Se chover no dia do Desafio, você não vai pedalar mesmo depois de um mês treinando? No Cicloturismo é comum pegarmos chuva, sol, granizo, ventania, tudo num mesmo dia. Quem fez o último Pedal Anchieta deve se lembrar da tempestade na chegada de Santos.

Os treinos servem pra nos prepararmos para esse tipo de situação, portanto se você vai de carro pro treino, leve uma muda de roupa extra, quem vai no pedal pode levar capa de chuva. E as vezes chove forte a tarde e na hora do treino já tá seco. Portanto não deixe a chuva te desanimar, porque você precisa treinar.

Treinos dominicais

Aos domingos temos treinos que são simulações de uma cicloviagem, exatamente o que você irá encontrar no dia do Desafio, são treinos feitos para durarem o dia inteiro. Confira abaixo o próximo treino e confira os vídeos dos treinos anteriores.

Dia 17 de março – Estrada dos Romeiros

Outro trajeto tradicional dos ciclistas de São Paulo, com várias subidas e margeando o belíssimo/horrível Rio Tietê. Mais informações em breve.

Saída: Parque Vila Lobos
Horário: 7h00
Referência: Em frente a entrada principal
Dica para chegar: Quem vai de trem a estação mais próxima da CPTM é a Vila Lobos-Jaguaré, mas só para quem já está próximo da Marginal Pinheiros. Quem tá perto do Metro a recomendação é descer na Estação Faria Lima e seguir pela Ciclovia até a entrada do parque.

Para quem for de carro, tem um estacionamento na R. Cerro Corá, 426, é bem na parte alta que fechou um preço de 20 reais pro nosso pessoal. As 6h40 o Desafiante Cícero vai descer com o pessoal até o Parque.

Veja o Mapa do Trajeto

Cycle Route 4803906 – via Bikemap.net

Dia 24 de março – São Roque via Estrada do Vinho

Um treino de categoria 1, considerado um dos mais difíceis de todo DBM, mas também um dos mais belos. Passamos pelo Centro Histórico da Cidade de Embu das Artes, depois por sua área rural, seguindo evitando rodovias até chegarmos na Estrada do Vinho em São Roque. Mais informações em breve.

Treinos já realizados

Dia 10 de março – Paranapiacaba

Um treino que testou as habilidades em trilhas dos nossos Desafiantes. Veja abaixo o vídeo do pedal.

Veja abaixo o mapa do trajeto

Dia 03 de março – Ciclovias e Ciclofaixas

Um trajeto que percorre as principais Ciclovias e Ciclofaixas de Lazer da cidade de São Paulo, desde o Parque do Povo até a Estação São Miguel Paulista da CPTM, passando pela Ciclovia da Marginal Pinheiros, Minhocão, Ciclovia da Radial Leste, Ciclofaixa da Tiquatira e Parque Ecológico do Tietê.

Nesse treino dois grupos partiram dos extremos do trajeto se encontrando no meio do caminho. Confira o vídeo do percurso realizado com os Desafiantes.

Veja abaixo o mapa do trajeto