A cultura da bicicleta chegou para ficar, hoje em São Paulo tem até balada onde se você chegar de bike, além de estacionamento grátis, você só paga o que consumir (não lembro o nome mas se alguém lembrar, passe o link por favor).

A tribo da bicicleta só aumenta e até como alerta para os estabelecimentos que insistem em não se tratar contra a Bikefobia, estaremos sempre procurando lugares onde nossa bicicleta é bem vinda. E com o objetivo de atender esse público, surgiu na cidade de São Paulo a Ciclovila.

Conheço o Leandro Valverdes (Lorde) e o Mario Canna (mais conhecido como Cana) a pelo menos uns 8 anos, companheiros das primeiras bicicletadas, cicloviagens, ações “cicloativas” e diversas outras roubadas, sempre sobre duas rodas. Em nossos “papos de boteco” sempre falamos dos nossos desejos de ter um local onde, nossas bicicletas fossem bem vindas e que tivesse uma atenção maior ao ciclista urbano, além de ser um espaço onde pudéssemos confraternizar, tomar nossa amada cervejinha, jogar conversa fora e também falar desse apaixonante mundo que nós vivemos.

Lorde Valverdes fazendo de conta que trabalha

Primeiro eles criaram a loja virtual da Ciclourbano, depois na busca de um espaço físico, descobriram essa vila escondida no meio da Vila Olímpia, a metros da Ciclofaixa de Lazer.

Pastor Canna, peça para ele fazer um Carroexorcismo para entender

Outros amigos se reuniram e no mesmo espaço, quatro empreendimentos ligados ao ciclista foram criados. Veja o que você encontrará na Ciclovila.

Giro Courier: Empresa de entregas rápidas mais sustentável que existe, pois é movida a Açaí e Arroz com Feijão, já que seus entregadores percorrem a cidade de São Paulo, sempre de bicicleta.

Bike Forever: Aqui vai uma descrição que eles colocaram no site deles – “A Bike Forever é um projeto que visa utilizar a arte em suas diversas expressões ao redor do mundo com o compromisso de divulgar e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer” – Quer uma camiseta diferente, com a bicicleta como tema? Esses e outros produtos interessantes você irá encontrar no site deles.

Ciclourbano: Loja de bicicleta que tem como foco o ciclista que utiliza a bicicleta como meio de transporte.

CicloCafé: Um espaço de convivência para o ciclista. Lá você poderá comer uma empanada, tomar um café Manti, uma cerveja e até mesmo um Açaí.

Poxa André, mas você fazendo propaganda na cara dura?

Vamos lá, primeiro não estou ganhando dinheiro para fazer essa divulgação, e quando divulgo um produto ou serviço, faço por que eu conheço e confio. Falar dos serviços mecânico do Mestre Canna já digo que se você quiser qualquer solução para uso urbano de sua bicicleta, dá para confiar. Quer entrar no mundo das fixas? Lá é um bom lugar para você começar.

Mas o que eu acho mais legal é o espaço, encontrar uma vilinha com calçamento de paralelepípedo, no meio daquele emaranhado de prédios da Vila Olímpia é surreal.

 

Vai fazer um passeio de domingo na Ciclofaixa de Lazer? Então você tem que passar lá ao menos para conhecer o espaço. Para chegar é fácil, veja o mapa do local clicando aqui, mas a dica é seguir pela Ciclofaixa, entrar na Rua do Rócio e ao invés de virar a direita, voltando para a Avenida Olimpíadas, siga em frente até a altura do 229 dessa rua. Você encontrará uma viela de paralelepípedo e um portão de ferro (provavelmente aberto), então é só entrar pois não tem como errar.

Fica a dica, conheça o espaço e tire você suas conclusões, procure o Valverdes (Lorde) ou o Canna e diga que você é amigo do Pasqua, que dependendo do tamanho da minha conta na lojinha, você será bem tratado. Ou não, hehe.

Vai lá pois garanto que vocês vão gostar.

Mais informações acessem o site da Ciclovila clicando aqui ou veja mais fotos na página do Bicicreteiro no Facebook.

André Pasqualini