/* */

10º Desafio Bicicletas ao Mar

No próximo dia 12 de dezembro de 2021 irá ocorrer o 10º Desafio Bicicletas ao Mar (DBM) um evento onde iremos percorrer a Rota Márcia Prado, sendo que o trajeto de serra será percorrido pela Estrada Caminho do Mar, também conhecida como Estrada Velha de Santos.

As Inscrições

As inscrições estão encerradas, infelizmente já atingimos o limite de 1000 vagas, mas fique atento que em breve vamos abrir as inscrições para o 11º DBM que irá acontecer em Março de 22.

Calendário do 10º DBM

11 de outubro: Início das Inscrições no site Bicicreteiro.org

São mil vagas que podem ser adquiridas aqui no Bicicreteiro pelo custo de 100 reais. As inscrições se encerram até o dia 01 de dezembro, ou quando esgotarem as vagas.

07 de novembro: Entrega dos Kits do 10º DBM

O evento de entrega dos Kits irá ocorrer no espaço Trip Food na Mourato Coelho, 972, das 12h00 as 19h00.

09 de novembro: Início dos treinos

Isso mesmo, você terá praticamente um mês para se condicionar e vencer o Desafio, tudo isso na companhia de Guias voluntários que nada mais são do que vencedores do DBM. 

12 de dezembro: O dia do Desafio

Depois de uma overdose de bicicleta você estará pronto para vencer o Desafio.

Quanto custa a inscrição o ao que terei direito

 

Apesar dos enormes custos para organização do evento, desde as primeiras edições sempre trabalhamos para que o DBM fosse gratuito, mas a partir dessa edição decidimos por cobrar uma taxa e para entender os motivos clique aqui.

Entre os motivos da cobrança, a principal é que teremos que pagar uma taxa ao Parque da Serra do Mar (que hoje está sob concessão da empresa Parquetur), além de montar todo um plano de emergência com ambulâncias e carros de apoio no dia do evento.

Você também receberá uma placa e um colete de identificação (para quem não preferir adquirir uma camiseta do evento) e seguro para acidentes pessoais. Resolvemos usar o DBM como uma forma de fazer caixa para podermos organizar os próximos eventos do Pedal Anchieta.

Portanto ao participar do DBM você irá colaborar para conseguirmos organizar o Pedal Anchieta, esse sim um evento 100% gratuito e para uma multidão de aproximadamente 40 mil ciclistas!

Como será a entrega dos Kits?

Ao comprar sua inscrição você tem as seguintes opções, receber o kit pelo correio, retirar no evento que irá ocorrer no dia 07 de novembro, no espaço Trip Food na Vila Madalena, ou retirar com algum Guia da sua cidade.

Escolhi pelo correio: Após o dia 07 de novembro, começaremos a enviar os Kits para o endereço informado na hora da compra.

Escolhi um Guia da minha cidade/região: Também após o dia 07 iremos enviar os kits para esse guia que fará o contato com vocês e combinará a entrega do Kits. Também iremos enviar a vocês um email com os dados de contato do seu Guia.

Optei por retirar no Espaço Trip Food no dia 07: Nesse caso é só comparecer nessa data na Rua Mourato Coelho, 972, entre as 12h00 e 19h00 e retirar seu kit.

O que vem nos Kits?

Você receberá no seu kit uma placa e um colete de identificação. A placa é de uso obrigatório apenas no dia do Desafio (guarde com cuidado pois sem ela você não terá acesso ao Parque da Serra do Mar). Já o colete é de uso obrigatório tanto nos nos treinos como no dia do evento. Caso você tenha uma camiseta do DBM (tanto nova como de outra edição) você poderá usá-la ao invés do colete. 

Dúvidas

 

Marquei que iria retirar no dia 07 mas não consegui retirar.

Estamos entrando em contato pelo Whatsapp da nossa lojinha (o mesmo que está aqui na página) para confirmar alguns dados e combinar a melhor maneira de realizarmos essa entrega.

Vão exigir comprovante de vacinação?

SIM!

Todo ciclista que comprovar que está devidamente imunizado, receberá um adesivo para ser colocado na sua bicicleta. Quem não tiver o adesivo terá que, na largada do evento e na entrada do Parque, apresentar um teste PCR negativo para covid com data do dia anterior ao evento. Quem não cumprir essa exigência será proibido de acessar o Parque da Serra do Mar.

Atenção, seremos rigorosos em relação exigência do comprovante de vacinação, pois esse rigor é para proteger todos os demais participantes e não apenas você.

Posso ser Guia Voluntário?

Sim! Basta você aparecer num treino e se colocar a disposição dos Tutores para ser Guia. Eles é quem irão decidir quem pode ou não ser Guia, o critério de seleção é exclusivo do Guia Tutor.

Porque tenho que usar a placa e o colete?

Como você pode observar na imagem acima, o evento irá ocorrer pelas ruas urbanas das cidades e será comum encontrarmos outros ciclistas pedalando pelas vias por onde passaremos. Com você identificado será mais seguro pois nossos Guias irão te identificar com facilidade, com pouco risco de ser deixado para trás por engano, ou ser confundido com um ciclista que não é do evento.

Além disso será por essa identificação que você terá acesso ao Parque da Serra do Mar.

Os treinos preparatórios

A partir do dia 09 de novembro se iniciam os treinos do DBM, os treinos noturnos as terças e quintas e os treinos dominicais que ocorrem todos os domingos até o dia do evento.

Treinos Noturnos

Os treinos noturnos tem duração média de duas horas e meia e tem como ponto de encontro o portão 4 do Parque do Ibirapuera, sendo que esses treinos começam e terminam no mesmo lugar.

Treinos Dominicais

Esses treinos são simulações de cicloviagens que servem para você para todas situações que você possa enfrentar no Dia do Desafio, portanto não marque outros compromissos para o domingo pois os treinos tendem a durar o dia inteiro.

Em breve publicaremos uma página com todos os trajetos e pontos de encontro para os treinos. Pode ser que tenhamos treinos noturnos saindo da região do ABC.

E alguns Guias do interior organizarão treinos nos moldes dos que serão realizados na capital em suas cidades. Converse com os Guias da sua região.  

Treino São Roque - 9º DBM

Uma amostra do que você irá encarar nos treinos para vencer o Desafio sem maiores dificuldades

O Dia do Desafio

É chegado o grande dia, está preparado? Então confira abaixo como será a dinâmica do Dia do Desafio!

Data: 12 de dezembro de 2021
Ponto de Partida: Acesso da Ciclovia da Marginal Pinheiros, junto a avenida Miguel Yunes (clique para ver no mapa)
Concentração: A partir das 6h00
Largada: 7h00
Partida do Pelotão da Vassoura: 8h00
Percurso: Rota Márcia Prado

A largada ocorrerá pontualmente as 7h00 com a saída do pelotão de Guias, sendo que nenhum Desafiante poderá ultrapassar o pelotão inicial durante todo o trajeto. Isso porque o início do trajeto ocorre em ruas de bairro e os guias precisam se posicionar em algumas esquinas para orientar os Desafiantes e evitar com que saiam da rota.

A rota também será sinalizada no dia anterior ao evento, ainda sim é necessário respeitar os Guias para que ninguém pedale sozinho. Junto com o pelotão irão partir alguns veículos de apoio e ambulâncias. Todos os veículos ficarão estacionados em pontos estratégicos e irão se deslocar conforme a massa avança.

Por volta das 8h00 o pelotão da vassoura partirá da Ciclovia da Marginal, esse pelotão contará com:

2 Ambulâncias
2 Micro-ônibus
2 Caminhões

Também teremos alguns veículos de apoio da organização nesse pelotão, caso o a vassoura encontre alguém em dificuldades para completar o trajeto, o mesmo será convidado a ir para os veículos de apoio e serão levados até o final do percurso.

Como será a descida da Estrada Velha de Santos (Caminho do Mar)?

Ao chegar no Parque da Serra do Mar, apenas ciclistas totalmente identificados terão acesso ao parque, mas não iniciarão a descida imediatamente. Serão formados pelotões e os mesmos descerão na companhia dos Guias do evento.

Após completar o percurso no parque o pelotão será formado novamente e todos os ciclistas seguirão o percurso passando pela cidade de Cubatão e chegando na cidade de Santos. A partir daí o trajeto é 100% plano, ainda sim restam cerca de 20 quilômetros até a chegada.

A partir da saída de Cubatão, todo o restante do percurso será realizado por Ciclovias até a chegada na praia.

 

Estrada Caminho do Mar - 9º DBM

Estrada Caminho do Mar

E aí? Vai encarar o Desafio?

O Desafio Bicicletas ao Mar é organizado pelo Instituto BRCiclos, uma ong criada com o intuito de incentivar o uso da bicicleta, usando esse modal para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nosso objetivo é realizar eventos inclusivos, para que vocês não só vençam seus Desafios pessoais, mas que passem a adotar a bicicleta como um meio de vida, como a gente faz. O 10º DBM já se esgotou, mas aguarde que o 11º será anunciado em breve!