11º Desafio Bicicletas ao Mar

No dia 20 de março de 2022 irá ocorrer o 11º Desafio Bicicletas ao Mar (DBM) num novo formato que veio para atender todos os tipos de ciclistas, serão dois eventos simultâneos acontecendo no mesmo dia, um mais acessível e outro verdadeiramente desafiador, sendo que ambos trajetos irão passar pela Estrada Caminho do Mar, também conhecida como Estrada Velha de Santos.

Veja qual é melhor percurso para você e garanta já sua vaga!

As Inscrições

Se você não conhece o DBM, assista o vídeo abaixo pra compreender a dinâmica do Desafio.

Se já conhece o DBM e sabe o que quer, clique no Banner abaixo e vá para a página do produto confirmar sua inscrição. Agora se quer mais informações, leia com atenção o conteúdo abaixo.

Os percursos do 11º DBM

Teremos dois percursos e duas largadas nessa edição, o percurso mais curto e acessível tem aproximadamente 29 quilômetros, tem como concentração e largada o próprio Parque Caminhos do Mar (confira o local exato clicando aqui).

Esse percurso qualquer ciclista pode realizar, já que ele só tem a descida da Serra (cerca de 8 quilômetros) e mais 20 quilômetros totalmente planos na baixada santista.

Já o percurso da Rota Márcia Prado tem cerca de 80 quilômetros e só os ciclistas que participarem dos treinos e conseguirem a pontuação necessária receberão o Brevê (autorização) pra fazer esse percurso.

Nessa edição teremos um total de 2000 vagas que podem ser adquiridas aqui no Bicicreteiro pelo custo de 130 reais. As inscrições se encerram até o dia 19 de março, ou quando esgotarem as vagas.

Importante, no ato da compra, você poderá optar pela compra da camiseta do evento, nesse caso a inscrição custará 180 reais e com isso você ganha um desconto de até 50% na camiseta oficial do DBM.

Como funcionará a pontuação para participação do Desafio completo?

Cerca de um mês antes do Desafio daremos início a uma série de treinos que ocorrem todas terças, quintas (noturnos) e aos domingos.

Os treinos são classificados por categorias, sendo os de nível 4 mais fáceis e os de nível 1 mais difíceis. A dinâmica do DBM é colocar treinos mais fáceis nas primeiras semanas, aumentando sua dificuldade com a proximidade do desafio.

Mas como funcionará essa pontuação?

Confira abaixo como calcularemos essa pontuação:

Treino nível 4 = 1 ponto
Treino nível 3 = 2 pontos
Treino nível 2 = 3 pontos
Treino nível 1 = 4 pontos

* Os treinos de domingo tem pontuação dobrada

O máximo que um ciclista consegue atingir é 39 pontos, aquele que atingir o mínimo de 20 pontos, estará automaticamente habilitado a participar do Desafio de 80 quilômetros.

Mas não para por aí, os que chegarem 70% da pontuação, ou seja, 29 pontos, além de garantirem sua participação ainda receberão uma camiseta exclusiva do DBM.

Já os fominhas que baterem 85% da pontuação (34 pontos) além da participação e da camiseta, os 130 reais da sua inscrição serão integralmente doados para a creche Sonho de Criança, creche essa mantida pela Padaria Comunitária que fica no trajeto do Desafio logo após a segunda balsa. E agora está motivado para treinar e vencer o Desafio?

Confira o calendário do 11º DBM

Dia 21 de dezembro de 2021: Abertura das inscrições no Bicicreteiro.org

Dia 13 de fevereiro de 2022: Workshop de início dos treinos para o 11º DBM

No dia 13, em local e horário a ser definido, irá ocorrer um Workshop com clinicas de mecânica e entrega dos Brevês para aqueles que desejam participar dos treinos.

Dia 15 de fevereiro de 2022: Início dos treinos noturnos

Dia 20 de fevereiro de 2022: Primeiro treino dominical

Dia 19 de março de 2022: Entrega dos kits

A entrega dos Kits do 11º DBM irá ocorrer na cidade de São Paulo, em local a ser divulgado em breve. Diferente das edições anteriores, a entrega dos kits se dará apenas no dia antes do Desafio durante todo o dia, em horário comercial. A retirada do kit pode ser realizada por terceiros, as instruções serão divulgadas em breve

20 de março de 2022: O dia do Desafio

Depois de uma overdose de bicicleta você estará pronto para vencer o Desafio.

Quanto custa a inscrição o ao que terei direito

Para essa edição, infelizmente teremos que aumentar o valor da inscrição, pois para atender diferentes tipos de ciclistas, iremos realizar dois eventos simultâneos, cada um com sua estrutura própria. Sem contar o fato da entrada do Parque da Serra do Mar sofrerá reajuste em janeiro e infelizmente teremos que repassar para os Desafiantes, mas prometemos que todo valor das inscrições será revertido no evento, não só para o Dia do Desafio, como para a preparação de toda estrutura dos treinos.

Apesar dos enormes custos para organização do evento, desde as primeiras edições sempre trabalhamos para que o DBM fosse gratuito, ainda estamos batalhando para encontrar a fórmula ideal, mas caso você queira compreender os motivos que nos levaram a estabelecer uma taxa de inscrição, clique aqui.

Entre os motivos da cobrança, a principal é que teremos que pagar uma taxa ao Parque da Serra do Mar (que hoje está sob concessão da empresa Parquetur), além de montar todo um plano de emergência com ambulâncias e carros de apoio no dia do evento.

Você também receberá uma placa e um colete de identificação (para quem não preferir adquirir uma camiseta do evento) e seguro para acidentes pessoais. Isso sem contar a estrutura para os 15 treinos que vocês poderão participar se quiserem.

Como será a entrega dos Kits?

A entrega dos kits ocorrerá um dia antes do evento, em 19 de março de 2022, em local a ser divulgado (num espaço, provavelmente na zona sul da cidade de São Paulo).

A entrega será mediante a apresentação de documento do inscrito e poderá ser entregue também para um representante legal.

O que vem nos Kits?

Você receberá no seu kit uma placa e um colete de identificação. A placa é de uso obrigatório apenas no dia do Desafio. Já o colete é de uso obrigatório tanto nos nos treinos como no dia do evento. Os ciclistas que retirarem o Brevê para participação dos treinos não precisam retirar um novo colete. O colete só pode ser dispensado para aqueles que possuem uma camiseta do DBM (mesmo de edições anteriores). O importante é sabermos que você está pedalando com a gente.

E aqueles que compraram o kit com a camiseta, a mesma será entregue pelo correio, no endereço que vocês informaram. 

Dúvidas frequentes


Vão exigir comprovante de vacinação?

SIM!

Todo ciclista que comprovar que está devidamente imunizado, e o comprovante de vacinação deverá ser enviado junto com seu cadastro no momento da aquisição do kit.

Atenção, apenas ciclistas com a imunização em dia poderão participar do 11º DBM, não aceitaremos testes de covid. Quem não tiver com a vacinação em dia tem até a data da entrega dos kits para se vacinar sob pena de exclusão do evento.

Posso ser Guia Voluntário?

Sim! Para ser Guia Voluntário para o Desafio completo, você precisa já ter participado (e vencido) uma edição do DBM, aparecer num treino e se colocar a disposição dos Tutores para ser Guia. Eles é quem irão decidir quem pode ou não ser Guia, o critério de seleção é exclusivo do Guia Tutor.

Você pode também tentar se qualificar para ser Guia remunerado no dia do Desafio, para o pelotão que irá partir do Parque da Serra do Mar, nesse caso escreva para o whatsapp da Lojinha do Bicicreteiro para mais informações.

 

Porque tenho que usar a placa e o colete?

Como você pode observar na imagem acima, o evento irá ocorrer pelas ruas urbanas das cidades e será comum encontrarmos outros ciclistas pedalando pelas vias por onde passaremos. Com você vestindo colete ou camiseta do evento, será mais seguro pois nossos Guias irão te identificar com facilidade, com pouco risco de ser deixado para trás por engano, ou ser confundido com um ciclista que não é do evento.

Além disso será por essa identificação que você terá acesso ao Parque da Serra do Mar.

Os treinos preparatórios

A partir do dia 15 de fevereiro se iniciam os treinos do DBM, os treinos noturnos as terças e quintas e os treinos dominicais que ocorrem todos os domingos até o dia do evento.

Treinos Noturnos

Os treinos noturnos tem duração média de duas horas e meia e tem como ponto de encontro o portão 4 do Parque do Ibirapuera, sendo que esses treinos começam e terminam no mesmo lugar.

Treinos Dominicais

Esses treinos são simulações de cicloviagens que servem para simular todas situações que você possa enfrentar no Dia do Desafio, portanto não marque outros compromissos para o domingo pois os treinos tendem a durar o dia inteiro.

Em breve publicaremos uma página com todos os trajetos e pontos de encontro para os treinos. 

Treino São Roque - 9º DBM

Uma amostra do que você irá encarar nos treinos para vencer o Desafio sem maiores dificuldades

O Dia do Desafio

É chegado o grande dia, está preparado? Então confira abaixo como será a dinâmica do Dia do Desafio e cada ponto de partida!

Data: 20 de março de 2022

Pelotão do Parque da Serra do Mar

Ponto de Partida:
Parque Caminhos do Mar, portão superior (clique para ver no mapa)
Concentração: A partir das 6h00
Largada: 8h00
Percurso: Mesmo trajeto da Rota Márcia Prado, a partir do Parque Caminhos do mar

Pelotão do Desafio

Ponto de Partida: Acesso da Ciclovia da Marginal Pinheiros, junto a avenida Miguel Yunes (clique para ver no mapa)
Concentração: A partir das 6h00
Largada: 7h00
Percurso: Rota Márcia Prado

A largada do pelotão que irá sair do Parque Caminhos do Mar ocorrerá pontualmente as 8h00 e o pelotão não fará paradas, os participantes podem fazer paradas rápidas para fotos, mas depois de dada a largada, a descida ocorre até o último ciclista chegar na portaria de Cubatão.

Durante a descida teremos cerca de 100 Guias do DBM espalhados pela rodovia, orientando os ciclistas para descerem com cuidado e controlando a velocidade dos mesmos.

Em pontos estratégicos da descida teremos equipes de socorro médico e mecânico para situações de emergência.

Quando toda a massa de ciclistas chegarem na portaria de Cubatão, seguiremos todos em comboio, sem paradas, até o Canal 1 da cidade de Santos. Caso algum ciclista tenha problemas mecânicos que não possam ser resolvidos na hora, eles serão recolhidos nos veículos de apoio, com suas bicicletas, e serão deixados no final do percurso no Canal 1.

 

Já o pelotão que fará o Desafio completo, terá uma única saída que ocorrerá pontualmente as 7h00. Quem chegar atrasado terá que, por conta própria, alcançar o pelotão, portanto não atrasem!

Para esse pelotão também teremos o acompanhamento de veículos para apoio mecânico e médico durante todo o trajeto. No mais, como os ciclistas desse pelotão obrigatoriamente terão participado dos treinos, eles já terão ciência da dinâmica do grupo e farão o percurso sem grandes problemas. 

Estrada Caminho do Mar - 9º DBM

Estrada Caminho do Mar

E aí? Vai encarar o Desafio?

O Desafio Bicicletas ao Mar é organizado pelo Instituto BRCiclos, uma ong criada com o intuito de incentivar o uso da bicicleta, usando esse modal para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nosso objetivo é realizar eventos inclusivos, para que vocês não só vençam seus Desafios pessoais, mas que passem a adotar a bicicleta como um meio de vida, como a gente faz. Aproveite a chance e participe do 11º DBM, mesmo se você for iniciante, faça o trajeto mais curto e se anime para, nas próximas edições, fazer o Desafio completo!