Foto meramente ilustrativa de um bicicreteiro como eu

Olá pessoal bem vindo ao blog do Bicicreteiro, esse é meu primeiro post.

Pra quem ainda não me conhece sou o André Pasqualini, um dos criadores do site CicloBR que foi lançado em 2001. A motivação para a criação do site foi o de criarmos um canal para divulgarmos viagens de bicicleta. Em 2004 o site passou a divulgar de notícias de cicloativismo. No decorrer dos anos, devido a sua abrangência, foi criada uma rede de ciclistas e através dessa rede surgiu a idéia de criarmos uma ONG usando a marca CicloBR que já estava consolidada.

No dia 08 de agosto de 2009, um grupo de ciclistas se reuniu para fundar o Instituto CicloBR de Fomento à Mobilidade Sustentável e a partir de então o CicloBR deixou de ser algo “do Pasqualini”  para ser propriedade de todos os ciclistas. Até então venho mantendo o site atualizado (nem tanto ultimamente), mas sem tanta pessoalidade e já falando em nome do Instituto.

Desde agosto de 2009, quando oficialmente fundamos o Instituto, não me sentia mais a vontade para expressar minhas opiniões pelo CicloBR, por isso que me motivei a criar esse blog e deixar o site CicloBR para uso exclusivo do Instituto e de seus membros.

Agora no futuro próximo, o CicloBR terá um site novo e mudará de endereço, pois o .com.br passará a redirecionar ao ciclobr.org.br, o seu endereço oficial. Já nesse Blog, postarei minhas opiniões pessoais, minhas colunas do Destak, relatos de cicloviagens e via celular, farei inúmeras postagens da rua, levando ao internauta a informação com o máximo de agilidade.

Outra mudança que ocorrerá será no Twitter. Mudei o nome do atual para oBicicreteiro, sendo que o twitter do Instituto passará a ser o CicloBR e será usado para divulgarmos notícias e eventos do Instituto.

O começo do Blog será assim, bem simples, mas com o tempo vou aprimorá-lo e trazer muitas informações úteis aos ciclistas, com dicas de ciclismo urbano, cicloturismo, tendências e até mesmo de ciclismo de competição. Como estou começando, estou aberto a sugestões.

Uma das idéias será a criação de um mapa onde farei uma avaliação de todos os locais relevantes que eu for com minha bike. Seja um bar, um parque, cinema, restaurantes ou mesmo botecos. É o tipo da coisa que tenho que fazer na hora, no local e se você deixa para depois esquece, portanto serão posts curtos, feitos de preferência pelo celular. Serão avaliações dando uma geral do pico, facilidades ou dificuldades para se chegar de bicicleta, até mesmo a qualidade da cerveja.

Será um blog para concorrer com o Vá de bike, do meu amigo Willian Cruz e provavelmente será até mais completo (já que ele não bebe cerveja). Brincadeiras a parte, quero que seja mais um espaço para compartilharmos informações úteis ao ciclista e a toda população, tentando inspirar as pessoas a construírem cidades cada vez mais humanas.

Sejam bem vindos, entrem sem bater e me ajudem a criarmos mais um espaço de qualidade para debatermos virtudes e problemas da nossa cidade.

André Pasqualini