Currículo André Tanque Pasqualini

Andre Pasqualini - Cicloviagem pelo Rio Tietê em 2004

Eu sou o André Tanque Pasqualini, também conhecido como Pasqua. Sou o responsável pelo site Bicicreteiro.org e um dos pioneiros na prática do Cicloturismo no Brasil, principalmente na divulgação da atividade, algo que me traz muito orgulho.

Minhas primeiras aventuras com a bicicleta se iniciaram em 1993, desde então mesclei minhas aventuras pelo Brasil em duas rodas com a militância para melhorar as condições dos ciclistas do Brasil, já são 30 anos de experiência que me levaram inclusive a prestar consultorias na área de mobilidade por bicicleta, principalmente junto ao poder público.

Não pretendo tirar as pessoas dos carros e colocá-los numa bicicleta, mas minha luta é ajudar TODOS QUE QUEREM PEDALAR, a ter o direito de pedalar em segurança

Já escrevi dois livros, sou um dos fundadores do Instituto BRCiclos, ong fundada em 2017 que foi responsável pela organização de duas edições do Pedal Anchieta em 2018 e 19, além de ser organizadora do Desafio Bicicletas ao Mar também conhecido como DBM.

Histórico

Nas linhas abaixo vamos descrever, da mais recente para a mais antiga algumas das ações e atividades realizadas por mim ou pela Ong que represento.

2023


Pedido de autorização para realização do 3º Pedal Anchieta

Em dezembro de 2022 protocolamos junto a Ecovias um pedido de autorização para organizar a 3ª edição do Pedal Anchieta para ser realizada no dia 03 de dezembro de 2023. No momento estamos no aguardo de um retorno por parte da Ecovias para continuarmos o andamento na documentação.

13ª Edição do Desafio Bicicletas ao Mar

No momento em que atualizamos essa página as inscrições para a 13ª edição do DBM estão abertas, evento que será realizado no dia 16 de abril de 2023 com a previsão de 3 mil participantes.


2022


Organização das edições 11 e 12 do DBM

No ano de 2022 organizamos mais duas edições do Desafio Bicicletas ao Mar com a participação total de aproximadamente 3 mil ciclistas.


2021


Organização do 10º DBM

Após dois anos praticamente sem atividades devido a pandemia, firmamos uma parceria com a Parquetur, empresa que administra o Parque Caminhos do Mar, organizamos a 10ª edição do DBM para 1000 ciclistas.

Andre Pasqualini - Cicloviagem pelo Rio Tietê em 2004

2019


Organização do 9º DBM

A 9ª edição do DBM marcou porque conseguimos organizar um evento para 500 ciclistas de forma totalmente gratuita. o Trecho de descida da serra foi feito pela Estrada Velha de Santos, também conhecida como “Rodovia Caminho do Mar”

Andre Pasqualini - Cicloviagem pelo Rio Tietê em 2004

Organização do 2º Pedal Anchieta

Em dezembro de 2019 organizamos a 2ª edição do Pedal Anchieta para 40 mil ciclistas. Contando com o apoio oficial do Governo de Estado de São Paulo, montamos um percurso fechado para os carros usando as vias Anchieta e Imigrantes.

Pedal Anchieta 2019 Balanço Final - banner desktop

2018


Eleito como membro Ciclista do Ciclo-comitê Paulista

Após conversas com a Secretaria de Meio Ambiente foi criado o Ciclo-comitê Paulista (CCP), órgão consultivo do Estado de São Paulo formado por membros de diferentes autarquias do estado e ciclistas da sociedade civil eleitos. Participei como membro na criação do CCP e 2018 a 2019.

Organização do 1º Pedal Anchieta 2018

Participei da organização do 1º Pedal Anchieta que aconteceu em dezembro de 2018, evento criou uma pista exclusiva para ciclistas ligando as cidades de São Paulo e Santos, que contou com a presença de aproximadamente 40 mil ciclistas. Também com o apoio oficial do Governo do Estado de São Paulo.

Andre Pasqualini - Cicloviagem pelo Rio Tietê em 2004

2015


Elaboração do Projeto Básico para obras na Rota Márcia Prado

Junto com engenheiros da Ecovias, elaboramos um projeto básico de algumas obras junto a Rodovia dos Imigrantes que viabilizassem a implantação oficial da Rota Márcia Prado. O projeto final foi aprovado pelo Ciclo-Comitê Paulista em 2018 e em 2022 foi firmado um aditamento de contrato do governo com a Ecovias que prometeu entregar as obras até o segundo semestre de 2023.


2014


Treinamento dos Motoristas de ônibus de Recife e Maceió

Em janeiro de 2014 apliquei uma segunda versão do treinamento realizado em 2009 em São Paulo, repassado a cerca de 2500 motoristas de ônibus urbanos das cidades de Recife e Maceió.


2013


Metrô de São Paulo Consórcio Monotrilho

Devido às obras da linha Ouro do Monotrilho de São Paulo, houve a necessidade de interdição de um trecho significativo da Ciclovia da Marginal Pinheiros. Fui convidado pelo Metrô de São Paulo para ajudá-los na busca de uma solução e como alternativa foi construída uma nova Ciclovia com cerca de 10 quilômetros na margem oposta do Rio Pinheiros, que hoje já recebe o nome de Parque Bruno Covas.

Campanha Marítima Bom te ver de Bike

Consultoria numa campanha realizada pela Seguradora Marítima tanto para produção de material didático para a campanha (elaboração de Cartilha para os ciclistas), bem como a organização de dois passeios ciclísticos, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro para cerca de 300 ciclistas, onde o tema dos passeios foi a História dos Trilhos no Brasil.

2012

 

Criação do Desafio Bicicletas ao Mar

Em abril de 2012 organizei a primeira edição do Desafio Bicicletas ao Mar (DBM) quando guiei cerca de 150 ciclistas pela Rota Márcia Prado de São Paulo até a cidade de Santos.

No mesmo ano organizamos a 2ª edição que contou com a participação de 300 ciclistas. Até o ano de 2019 foram 9º Edições do DBM de diferentes formatos com uma média de 400 inscritos por edição.

André Pasqualini - Estrada Velha de Santos durante o 6º DBM

6ª Edição do Desafio Bicicletas ao Mar

Campanha Bicicletas de Natal

Em dezembro do mesmo ano, com a ajuda de participantes do DBM (Desafio Bicicletas ao Mar) organizamos a primeira campanha Bicicletas de Natal recebendo doações e recuperando cerca de 100 bicicletas que foram doadas para uma entidade assistencialista que fica na Rota Márcia Prado.

Campanha Bicicletas de Natal de 2012 - Andre Pasqualini - DBM

Campanha Bicicletas de Natal em 2012

Organizamos também edições da campanha em 2013 e 2014, conseguindo recuperar e doar aproximadamente 500 bicicletas, atendendo 3 comunidades carentes que ficam no entorno da Rota Márcia Prado

Cicloviagem Rota da Neve

Cicloviagem com mais de 1000 quilômetros pelas Serras Gaúchas e Catarinenses, passando por lugares como a Serra do Corvo Branco e Itaimbezinho no Parque Aparados da Serra.

Treinamento de agentes da CET de São Paulo

Devido implantação de um sistema de 12 quilômetros de Ciclofaixas e Ciclorotas no bairro de Moema em São Paulo, elaborei um treinamento para capacitar os agentes da CET a realizarem o patrulhamento na região de bicicleta.

Matéria no G1

André Pasqualini treinando equipe da CET-SP a usar corretamente a bicicleta

Treinamento realizado em 2012 para os agentes da CET-SP realizarem a fiscalização de bicicleta

Mapa e Ciclorrotas da cidade de São Paulo

Consultoria ao CEBRAP na produção do Mapa de Ciclorrotas da cidade de São Paulo, com informações sobre cerca de 200 dos 400 quilômetros de rotas mapeadas pelo Instituto.


2010


Cicloviagem do Projeto Biomas

Cicloviagem onde em 106 dias pedalei quase 7000 quilômetros pelo Brasil passando por 4 Biomas Brasileiros (Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia) e 4 Parques Nacionais (Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque do Jalapão e Serra da Canastra), maiores detalhes sobre essa viagem clicando aqui.

Parque do Jalapão

Sistema Cicloviário de Moema

Em parceria com a empresa TCUrbes, elaboramos um plano Cicloviário experimental com base em Ciclofaixas e Ciclorrotas para o bairro de Moema, doado para prefeitura de São Paulo. Futuramente esse plano motivou a prefeitura, dois anos após a instalar as primeiras Ciclofaixas no bairro de Moema.

2009


Criação da Rota Márcia Prado

Fiz o mapeamento da Rota Márcia Prado, Rota Cicloturística com 100 quilômetros de extensão que liga as cidades de São Paulo e Santos, batizada em homenagem a Cicloativista Márcia Prado, morta atropelada por um ônibus em janeiro de 2009 em plena Avenida Paulista. Ainda foi o criador do Evento Rota Cicloturística Márcia Prado, uma pedalada coletiva pela Rota que em sua primeira edição, em dezembro de 2009, reuniu mil ciclistas.

Treinamento Motoristas Convivendo com Ciclistas

Primeira versão do treinamento para motoristas que foi doado a SPtrans em junho de 2009. Na ocasião ocorreu a capacitação de multiplicadores de aproximadamente 50 garagens de ônibus da cidade e posteriormente repassado para 30 mil motoristas de ônibus. Atualmente esse treinamento é obrigatório para todos os novos motoristas de ônibus que pretendem trabalhar no sistema municipal da cidade de São Paulo

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,motoristas-de-onibus-tem-aula-pro-ciclistas–,865425,0.htm

http://globotv.globo.com/rede-globo/radar-sp/v/reciclagem-de-motoristas-de-onibus-provoca-a-diminuicao-de-mortes-envolvendo-ciclistas/1918714/

Prólogo

Tudo começou em 1993, aos 19 anos, quando iniciei na prática do Cicloturismo. Em 1996 realizei minha primeira longa viagem pedalando de São Paulo até a Ilha do Cardoso, nos limites dos estados de São Paulo e Paraná (aventura narrada nesse livro).

Em 1997 realizei minha primeira cicloviagem pelo Rio Tietê, quando em 15 dias pedalei 1.184 kms beirando o rio, desde sua nascente em Salesópolis até sua foz no Rio Paraná.

Em 2001 criei o site CicloBR, que a princípio tinha como objetivo divulgar viagens de cicloturismo. 2004 fiz uma segunda viagem pelo Rio Tietê, com o objetivo de registrar as mudanças no Rio nesse intervalo de tempo entre a primeira viagem de 97.

A partir desse mesmo ano, passei a usar o CicloBR como um canal de notícias a respeito do ciclismo urbano, além de um canal para divulgação de eventos ativistas pró mobilidade urbana sustentável. Já no ano de 2009 criei o Blog do Bicicreteiro.org, e transformei o CicloBR numa Ong na qual me dediquei até 2011 quando me afastei para cuidar de projetos pessoais e o que veio depois dá pra conferir na linha do tempo acima.

Caso queira entrar em contato comigo pode usar o Whatsapp aqui da página ou aparecer num dos nossos pedais que terei o maior prazer de bater um papo com você.

André Tanque Pasqualini