A Maré GPS está dando um apoio no Projeto Biomas cedendo um rastreador Via Satélite e um GPS Garmin Etrex Venture HC. Bem, depois que passei a usar aparelhos GPS nas pedaladas, nunca mais usei um velocimetro, mais por frustração pois dificilmente ele vai conseguir me dar todas as informações que um GPS fornece.

Mas nesse post quero falar de outro aparelho, esse laranja da foto acima. Ele é um rastreador que transmite minha posição via satélite (e não por sinal de celular como a maioria do que temos por ai).

Hoje (sexta dia 12 de novembro de 2010) como tenho vários afazeres na rua, vou testar esse equipamento e vocês poderão me ver onde estarei durante o dia clicando aqui, ou acessando o link do lado direito da página.

Sempre que começar uma pedalada, eu ligo o aparelho que passa a mandar minhas coordenadas a cada 10 minutos para esse link acima. Também mandarei uma mensagem do “Estou Aqui” do aparelho, que vai mandar uma mensagem pré programada para meu Twitter, Facebook e para o email de alguns contatos que vão me monitorar durante a viagem.

Portanto sempre que aparecer a mensagem do “Estou aqui”, tanto no Twitter como no Facebook, quer dizer que estou começando ou terminando uma jornada.

Outra coisa interessante, nesse aparelho há ainda dois botões, o “Ajuda” e o “SOS”. Se eu clicar no “Ajuda”, algumas pessoas receberão uma mensagem por email e pelo celular e significa que estou com problemas.

Agora se eu clicar no “SOS”, uma central lá nos EUA vai entrar em contato com um telefone cadastrado para saber se realmente estou viajando e se confirmado, eles mesmo entrarão em contato com as autoridades mais próximas a mim para proceder um resgate.

Obviamente que não pretendo apertar esses botões nem a pau, mas é bom saber que um aparelhinho tão simples pode salvar sua vida. Portanto recomendo a todos que vão se aventurar por ai.