Situação do nosso querido Rio Tietê

Situação do nosso querido Rio Tietê

Estamos no meio da campanha de financiamento coletivo do Projeto Brasil em Ciclos e um dos objetivos da campanha é a construção da Bicicleta Energética. Colabore, você pode ajudar com contribuições a partir de 15 reais. Clique aqui ou no link ao lado da página para colaborar.

A ideia de realizar esse trabalho nasceu primeiro por uma questão de sobrevivência. Através de relatos de cicloturistas que pedalaram na Transamazônica, soubemos que alguns deles voltaram com mercúrio em seu sangue, isso graças a atividade de garimpo ilegal que existe na Amazônia.

Passamos então a pesquisar tecnologias existentes para realizarmos análises da qualidade das águas que fôssemos consumir. Como já fizemos parcerias com a SOS Mata Atlântica em algumas Cicloviagens pelo Rio Tietê (em 97 e 04), os procuramos e firmamos uma nova parceria para ampliar o trabalho que já realizam, de análise das águas dos rios do Bioma Mata Atlântica.

Programa "Rede das Águas" da SOS Mata Atlântica

Programa “Rede das Águas” da SOS Mata Atlântica

O trabalho funcionará dessa forma, ao passarmos sobre um Rio, faremos uma parada para colher uma amostra de sua água. Com alguns reagente que são atualmente usados pela SOSMA em suas pesquisas, além de outros equipamentos que medirão, principalmente os materiais pesados (Chumbo e Mercúrio por exemplo), registraremos os dados num aplicativo instalado em nosso Tablet e publicaremos, tanto no sistema da Sosma, como no nosso mapa. Dessa forma, ao final do projeto poderemos ter um mapa bem fiel sobre a qualidade das águas dos rios brasileiros.

Mas além de fazer esse monitoramento, da mesma forma que a SOSMA faz, iremos procurar voluntários que possam continuar realizando esse trabalho de análise das águas em sua região, num primeiro momento, durante nossa viagem, mas se o projeto evoluir, poderemos tornar esse monitoramento permanente.

Caso você se interesse pelo assunto e queira colaborar de alguma forma, entre em contato conosco, pois agradeceremos toda ajuda recebida.

Comments

Bronca(s)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: