Entendendo o DBM

Entenda o DBM - Desafio Bicicletas ao Mar

Nessa página reunimos as respostas para a maioria das dúvidas dos ciclistas em relação ao Desafio Bicicletas ao Mar (DBM), mas você pode aprender muito conhecendo nossa história.

O Desafio Bicicletas ao Mar começou em 2012, na cidade de São Paulo, nessa cidade o Desafio é percorrer um trajeto com cerca de 94 kms, entre as cidades de São Paulo e Santos pelo trajeto da Rota Márcia Prado.

Mas o DBM é gratuito?

Desde a primeira edição tínhamos a intenção de organizar o DBM para que ele fosse 100% gratuito, chegamos até a organizar algumas edições cobrando taxas elevadas com o intuito de custear todas as despesas do evento, mas isso acabou reduzindo sua abrangência.

A partir da 6ª Edição passamos a usar a Estrada Caminho do Mar (Estrada Velha de Santos) para realizar a descida, como era uma área sob concessão, tínhamos que cobrar um valor mais alto para custear o ingresso no Parque. Já na 7ª edição reduzimos a cobrança para R$10,00 reais, o que custearia a produção dos coletes e das placas, sendo que a entrada do parque era cobrada a parte.

Já na 8ª e 9ª edição, como a gestão do parque voltou para a Fundação Florestal, conseguimos a isenção da cobrança desde que o evento fosse gratuito, foi quando finalmente conseguimos organizar o evento de graça.

Atualmente a Estrada Caminho do Mar está novamente sob concessão, agora pela empresa Parquetur e novamente a cobrança voltou a ser inevitável. Sendo assim, como a partir de 2019 passamos a organizar o Pedal Anchieta, e devido a uma parceria que fizemos com a Parquetur para organizarmos 4 DBMs por ano nos próximos 3 anos, resolvemos estabelecer uma cobrança de inscrição num valor que seja suficiente para custear o evento e fazer caixa para podermos realizar os eventos do Pedal Anchieta, esse sim 100% gratuito, com pelo menos 40 mil ciclistas por edição!

Ainda sim teremos a cada edição gratuidade para todos os Guias Voluntários, sendo que para ser Guia de um DBM, o ciclista precisa já ter vencido alguma edição do DBM ou ter sido voluntário nas edições do Pedal Anchieta. A forma que encontramos para valorizar todos esses maravilhosos voluntários que fazem tanto o DBM como o Pedal Anchieta acontecer!

Qual a periodicidade dos DBMs?

A partir da 10º edição firmamos uma parceria com a Parquetur para a realização de 4 edições do DBM por ano. Portanto aguarde que em breve divulgaremos o calendário para 2022, não apenas do DBM, mas de uma série de eventos que pretendemos organizar.

Qual o trajeto do DBM São Paulo?

O trajeto oficial está nesse mapa abaixo, sempre que houver uma mudança no trajeto iremos atualizar esse mapa.

O percurso com cerca de 80 quilômetros, considerando como ponto de partida a saída da Ciclovia da Marginal Pinheiros na avenida Miguel Yunes. A saída geralmente ocorre as 7h00 da manhã, com a partida do pelotão principal. O trajeto é auto-guiado e cada participante fará no seu ritmo, mas haverá um horário limite para chegada no Parque da Serra do Mar, portanto é importante a participação nos treinos.

Mas no dia, se eu quiser fazer outro caminho até a Serra do Mar, poderei?

Isso vai depender das regras da edição, mas uma coisa é fato, não importa o quanto você pedale fora do trajeto, o desafio consiste em percorrer o trajeto oficial do Desafio no dia do evento. Apenas os que completarem o Desafio serão considerados “vencedores” do DBM e terão acesso a vários benefícios, como poder ser Guia de um evento nosso.

Como desceremos a Serra do Mar?

O trajeto do Desafio Bicicletas ao Mar é a Rota Márcia Prado e nela usamos a Estrada de Manutenção da Imigrantes para vencer o trecho de serra. Por questões de segurança, enquanto o governo de São Paulo não entrega a obra prometida para que o ciclista acesse a “Manu” em segurança, o trecho de serra das próximas edições do DBM sempre irão ocorrer pela Estrada Caminho do Mar.

Será que vão me deixar para trás por eu ser iniciante?

A ideia do DBM é estimular o Cicloturismo e que o ciclista aprenda a ser independente, portanto a lógica do DBM é que cada consiga completar o Desafio sem depender de ninguém. Mas não vejam isso como algo ruim, primeiro porque você só estará sozinho se quiser, pois com certeza sempre haverá algum ciclista para te fazer companhia.

Não podemos esquecer do “Espírito do DBM”, um inconsciente coletivo (que os ex-desafiantes podem confirmar) onde o grupo sempre vem em primeiro lugar. Além disso, em todas as edições do DBM temos Guias voluntários e a turma do fundão que não deixa ninguém pra trás. Portanto fique tranquilo e confie nessa galera de vermelho que farão de tudo para te ajudar.

Como é a volta do Litoral?

Cada um é responsável por sua locomoção (isso ocorreu em todos os DBMs) e a maioria volta de ônibus rodoviário até a estação Jabaquara, tanto partindo de Santos, como até mesmo de Cubatão.

Em todas as edições fazemos contato com as empresas que fazem o trajeto da baixada até o Planalto para facilitar esse retorno, antecipando as compras das passagens. Além das vias normais e mais acessíveis, também ofereceremos alguns fretamentos, onde você pagará um pouco mais caro, mas receberá um maior cuidado com sua bicicleta, já que será o nosso pessoal que a colocará no bagageiro, com todo cuidado que sua bicicleta merece.

Sempre teremos fretamentos, tanto para as estações de Metro de São Paulo, como para pontos próximos a largada, assim você poderá ir de carro até o ponto de encontro, fazer o pedal e voltar de ônibus até o ponto de partida para então voltar pra sua casa com tranquilidade. Pode comprar sua inscrição com tranquilidade pois em breve divulgaremos mais informações sobre como garantir seu retorno com segurança e tranquilidade.

Desafio Bicicletas ao Mar - Ônibus de volta a São Paulo
  1. Mas e os treinos? Não tenho muita experiência em pedalar, será que consigo?

Essa é a principal diferença do DBM pra qualquer tipo de pedal que existe por aí, a começar que nosso foco é o ciclista iniciante. O experiente é bem-vindo desde que venha com espírito solidário, aquele de se dedicar a pedalar pelo grupo, ajudando os menos experientes.

Aproximadamente um mês antes do Desafio damos início a uma série de treinos noturnos e dominicais. O ciclista que conseguir participar de todos os treinos, com certeza vencerá o Desafio, não importa qual era seu condicionamento físico no começo dos treinos. Antes do início de cada edição é divulgado um calendário com todos os treinos, inclusive com os trajetos para vocês baixarem em seus celulares.

Mas eu só quero descer, mesmo assim sou obrigado a participar dos treinos?

A partir da 10ª Edição os treinos não serão mais obrigatórios e graças a cobrança, poderemos montar uma estrutura de “vassoura” para recolher os ciclistas em dificuldades.

Mas só por causa disso você não vai treinar? São muitos os Desafiantes dizendo que a melhor parte do DBM são justamente os treinos. Compareça em alguns treinos, sinta o clima do DBM e se divirta treinando.

E vamos combinar, no dia do evento ninguém vai querer ir pro carro de apoio não é?

Treinos Noturnos

Ocorrem todas terças e quintas. Os pontos de partida variam de acordo com a quantidade de Guias voluntários, pois eles é que definem os locais de onde sairão os treinos. O mais tradicional é o que sai do portão 4 do Parque do Ibirapuera (aquela entrada próximo a passarela do antigo Detran).

Mas aqui no site do Bicicreteiro e nas nossas redes sociais iremos divulgar os pontos de encontro e os trajetos de cada treino, sempre que houver um DBM acontecendo. Todos esses treinos serão liderados por Guias voluntários que conhecem bem nosso espírito.

Treino Noturno - Desafio Bicicletas ao Mar

Dica importante, dê muita atenção aos treinos das duas primeiras semanas, tentem participar de todos, principalmente os menos condicionados. Primeiro para vocês se familiarizarem com a dinâmica do DBM, e segundo porque com a proximidade do Desafio, os treinos tendem a ficarem mais difíceis. Já ocorreu de inscritos aparecerem apenas na terceira semana, não aguentarem o ritmo e desistirem, por isso é muito bom participar dos primeiros treinos.

 

Treinos dominicais

Serão 4 treinos que duram o dia inteiro e simulam as dificuldades que vocês encontrarão no dia do Desafio. Da mesma forma que os treinos noturnos, os dominicais ficam mais complexos com a proximidade do Desafio, portanto é fundamental sua participação nos treinos das duas primeiras semanas.

Treino Dominical - Desafio Bicicletas ao Mar

Os treinos dominicais te deixam preparados para encarar qualquer tipo de terreno.

Nesses treinos os ciclistas farão integração com Metro, Trem e até mesmo com ônibus rodoviários, como irá ocorrer no dia do Desafio. Os treinos acabam servindo como grandes confraternizações, uma ótima situação para vocês conhecerem locais interessantes, fazer novos amigos e principalmente conhecer pessoas que pedalam num ritmo parecido com o seu e assim montar um grupo que fará companhia a você no dia do Desafio.

Mas enquanto não começam os treinos, o que posso fazer?

Aproveite os domingões e pedale pela sua cidade, em muitas há Ciclofaixas de Lazer, são ótimas para os ciclistas iniciantes ganharem perícia e um pouco de condicionamento, tentem pedalar ao menos 40 quilômetros num único dia. Não fuja das subidas, são elas que farão seu condicionamento melhorar.

Assista esse vídeo abaixo, mostra não apenas o trajeto do DBM São Paulo, como também um pouco dos treinos dominicais (os que muitos consideram até melhor que o Desafio em si). Com certeza esse vídeo fará você entender ainda melhor toda a dinâmica do DBM.

Tá sabendo que a próxima edição do DBM já tem data marcada? Será no dia 12 de dezembro de 2021! Se animou? Então clique no banner abaixo e garanta logo a sua inscrição antes que acabe!