2º Super Treino do DBM – Mogi
Depois do sucesso da primeira edição, vem aí o 2º Super Treino do DBM em Mogi das Cruzes, totalmente gratuito!
Em abril de 2023 realizamos o 1º Super Treino do DBM em Mogi das Cruzes, num roteiro com 4 percursos de diferentes níveis de dificuldade, onde a maioria dos ciclistas chegou a cidade usando os trens da CPTM. Confira no vídeo abaixo como foi o último Super Treino do DBM.
Agora no 2º Super Treino esperamos 2 mil ciclistas!
O esquema será o mesmo do ano passado. A concentração ocorrerá na Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, em frente da Universidade de Mogi das Cruzes, a partir das 6h00 do dia 14 de julho de 2024. As 8h00 em ponto a massa parte junto, com apoio do trânsito da cidade de Mogi das Cruzes até a Estrada do Procópio, também conhecida como Estrada da Biquinha. A partir de então o ciclista já segue pelas rotas de forma autoguiada, escolhendo qual o melhor percurso a fazer.
Vá de trem para o Super Treino do DBM
A linha que atende a cidade de Mogi das Cruzes é a Linha Coral que começa na Estação da Luz e termina na Estação Estudantes, ponto de partida para o Super Treino.
A CPTM irá montar uma operação especial, no domingo de manhã os trens partem da Luz a cada meia hora, e entre 6h00 e 7h00 os últimos vagões serão destinados apenas para os ciclistas. Basta entrar em qualquer estação do Metrô ou da CPTM e se dirigir até a linha Coral, você poderá fazer essa baldeação nas estações Luz, Brás, Tatuapé e Itaquera. Mas se programe para estar numa dessas estações antes das 7h00, clicando aqui você vai para um link no site da CPTM, onde você pode calcular quanto tempo será o deslocamento da estação mais próxima da sua casa até uma dessas estações para realizar a baldeação.
Preciso me inscrever para participar?
Não. É um evento aberto ao público em geral, acessível até mesmo para ciclistas iniciantes, é só aparecer na concentração e pedalar com a galera.
Agora confira abaixo detalhes de cada rota, preencha o formulário e fique atento nas nossas redes, pois sempre que tivermos alguma novidade avisaremos a vocês.
Ah, se ainda não participa dos nossos grupos de Whatsapp do DBM, não perca mais tempo. Escolha um dos grupos, pois sempre que temos novidades avisamos vocês.
Nos ajude a sinalizar a Rota Márcia Prado e do Super Treino
Para que o circuito seja autoguiado é necessário ter uma boa sinalização, o que custa dinheiro. Vamos precisar de pelo menos 300 placas para sinalizar tanto a Rota Márcia Prado (220) , como o circuito do Super Treino de Mogi (80) e como ambas iniciativas são gratuitas, contamos com a ajuda de vocês. Serão placas como essas abaixo, em PVC de 2mm e 50 x 25 cm, a prova dágua. Um modelo é a que colocaremos no Super Treino, o outro é o que instalaremos na Rota Márcia Prado.
Você pode ajudar doando qualquer valor
Basta fazer um pix para bicicreteiro@gmail.com ou usar o QRCode abaixo.
Agora a boa notícia, já conseguimos o suficiente para comprar cerca de 250 placas! Isso significa que as placas do Super Treino de Mogi, que já foram confeccionadas, poderão ficar lá para que vocês possam pedalar no circuito em qualquer outro dia!
Apesar de já termos garantidas quase todas as 300 placas que precisamos, sua ajuda podemos comprar ainda mais placas para poder fazer reposição e também ajudar com as despesas que teremos para instalar as placas. Qualquer valor será bem vindo.
Percurso Categoria 4 – 33 km
Esse percurso é ideal para você que está iniciando no Cicloturismo, são apenas 33 quilômetros com longos trechos planos e subidas leves. Tem curtos trechos em estrada de terra que podem ser feitos com bicicletas híbridas ou urbanas. Você irá pedalar até a Estação Luis Carlos onde poderá curtir a estação turística, almoçar e retornar com tranquilidade até Mogi pelo trajeto sinalizado. Baixe aqui o GPX dessa rota.
Percurso Categoria 3 – 40 km
Pode até parecer um percurso fácil, mas nesse trajeto você terá quase o dobro de ascensão do percurso anterior e algumas fortes subidas. Vale o desafio para você que já fez alguns passeios mais longos e quer buscar algo mais. Baixe aqui o GPX dessa rota.
Percurso Categoria 2 – 41 km
Nesse percurso você terá mais duas grandes subidas para vencer, a distância é praticamente a mesma do nível 3, mas no que diz respeito a subidas o desafio será bem maior. Baixe aqui o GPX dessa rota.
Percurso Categoria 1 – 57 km
Esse treino é pra você que já está acostumado com a prática do Cicloturismo e quer conhecer novos trajetos. Além de percorrer quase todo o trajeto das demais categorias, aqui você vai conseguir ir bem mais longe, vai conhecer a Tia do Torresmo, vai pedalar por um trecho do Caminho da Luz e vai também passar pela belíssima estação Luis Carlos. Baixe aqui o GPX dessa rota.
Agora é só vir pedalar com a gente!
O trajeto foi pensado para todo tipo de ciclista, desde o mais iniciante até o mais experiente. Para o trajeto de categoria 4, qualquer bicicleta bem regulada serve, já para os demais aconselhamos o uso de uma Montain Bike com pneus para terra.
Abaixo você consegue visualizar como os percursos se sobrepõem, uma boa forma de decidir na hora qual o trajeto a fazer é simples. Se optou por uma rota superior e precisou empurrar na primeira subida, aí é só dar meia volta e retornar para o percurso de categoria mais fácil.
Se precisar de ajuda entre nos nossos grupos de Whatsapp do DBM, lá você encontrará centenas de ciclistas que irão te ajudar a vencer mais esse desafio. Bora vencer mais esse desafio!