Instituto BRCiclos

O BRCiclos – Instituto de Pesquisas Ambientais e Mobilidade Sustentável é uma ONG apoiada pelo Bicicreteiro.org, criada em 2017 e que tem como missão estimular o uso da bicicleta como meio de transportes, além de realizar estudos de mobilidade e ambientais, sempre usando a bicicleta como meio para obtenção de dados.

Abaixo relacionamos alguns dos projetos do BRCiclos:

1) Pedal Anchieta

O Instituto BRCiclos participou da organização das duas edições do Pedal Anchieta, que ocorreram nos anos de 2018 e 19.

2) Desafio Bicicletas ao Mar – DBM

O DBM já teve 12 edições, atendendo mais de 7 mil ciclistas. Um evento que tem como objetivo, capacitar ciclistas iniciantes para introduzi-los no mundo da bicicleta pela prática do Cicloturismo. 

3) Consolidação da Rota Márcia Prado

O Instituto BRCiclos, em conjunto com a Ecovias, elaborou um estudo com uma proposta para a construção de uma rede com ciclovias e passarelas, junto a Rodovia dos Imigrantes (entre os kms 38 e 42), resolvendo o principal conflito para a consolidação da Rota Márcia Prado, rota cicloturística que liga as cidades de São Paulo e Santos.

Atualmente o projeto já se encontra em fase de execução por parte da Ecovias.

4) Projeto Bike Viva

O Projeto Bike Viva tem como objetivo receber doações de bicicletas ou peças, recuperá-las usando mão de obra voluntária e doar para comunidades carentes. O projeto já organizou 3 edições da campanha “Bicicletas de Natal”, atendendo cerca de 400 crianças de comunidades do entorno da Rota Márcia Prado.

5) Projeto Brasil em Ciclos

O Projeto Brasil em Ciclos consiste numa expedição que irá percorrer cerca de 40 mil quilômetros por todo o Brasil, realizando diversos estudos ambientais, como medição da qualidade das águas dos nossos rios, do ar e medições do impacto que o aquecimento global tem em nosso país.

Também fará pesquisas de mobilidade, aferindo o comportamento dos motoristas brasileiros, com base nos dados de sensores que serão instalados nas bicicletas.

Atualmente esse projeto se encontra em fase de planejamento e levantamento de recursos.

O Instituto BRCiclos é uma associação sem fins lucrativos e sem apoio governamental. Caso você esteja interessado em colaborar com o instituto, entre em contato, de preferência pelo Whatsapp.

CURTA NOSSO INSTAGRAM