Infelizmente essa é a notícia, desistimos de tentar organizar o Pedal Anchieta em 2023 por vários motivos. No vídeo acima tentamos explicar os detalhes, mas para os amantes da escrita vocês podem conferir também nessa postagem e pra isso montaremos uma timeline.

Dezembro de 2022

Protocolamos na Artesp o pedido para a realização do Pedal Anchieta desse ano, previsto para rolar no dia 3 de dezembro de 2023.

Março de 2023

Fomos convidado para uma reunião no dia 2 de março, no Batalhão da Polícia Militar Rodoviária e lá a PM deixou muito claro que era contra o Pedal Anchieta e que faria de tudo para impedir o evento

Setembro de 2023


Dia 11 de setembro

Recebemos uma resposta com uma lista de exigências pro Pedal Anchieta, sugeriram até o adiamento para janeiro, mas seria impossível cumprir em tão pouco tempo as exigência que eles listaram, a gente destrinchou elas nessa live aqui

Dia 18 de setembro

Por causa da demora na resposta e o pouco tempo até o dia 3 de dezembro, no dia 18 de setembro entregamos uma nova proposta para a Artesp considerando todas as exigências, mas colocamos o que seria possível fazer, dentro das nossas possibilidades, pra que o evento ocorresse ainda esse ano.

Nessa reunião havia um ciclista do Ciclocomitê que causou um grande barraco e entre outras coisas disse que se fosse diretor da Artesp JAMAIS autorizaria esse evento.

Devido a essa atitude desse ciclista, começamos a trabalhar numa segunda proposta onde conseguiriamos atender 99% das exigências que a Artesp, Ecovias e PM. Mas para isso haveria a necessidade do evento ser adiado para junho de 2024.

Tem dois pontos chaves de preocupação do governo, um é sobre o trecho de pista central da Anchieta, como infelizmente muitos ciclistas invadem a pista central cruzando a local, a PM queria que nós instalassemos alguma barreira física para impedir o ciclista de cruzar a via. Isso seria impossível (dentro das nossas possibilidades) para esse ano, portanto apresentamos uma sugestão que minimizaria e muito o risco de alguém cruzar a rodovia.

A outra preocupação é a respeito ao trecho de serra, havia a necessidade de se manter uma pista segregada de emergência, mas ela teria que ser com cones. Isso porque gradis tem uma desmobilização mais lenta, o que impactaria na reabertura da via. Nessa última proposta apresentamos uma solução que criava essa pista sem cones e resolvia o problema da retirada das barreiras, o que daria inclusive para ser implantado ainda esse ano.

Ficamos assim de entregar nos próximos dias a proposta de adiamento do evento e o detalhamento da nossa estratégia de operação no dia 3 de dezembro.

Dia 21 de setembro

Por volta das 9 da manhã, recebi um email da PM para uma reunião no dia 27, lá no batalhão da PMRv, onde discutiríamos a operação no dia do evento. Aparentemente nossa proposta de operação no trecho de serra foi bem recebida e parecia que essa reunião seria para discutir a operação para que o evento ocorresse ainda em 2023.

Por volta das 14h00 recebemos outro email cancelando a reunião do dia 27 e o motivo era um inquérito civil que foi aberto pelo Ministério Público de Santos.

Dia 22 de setembro

Eu e a Terê saímos de Holambra e dirigimos até a cidade de Santos pra tentar conversar com o Promotor de Justiça e entender do que se tratava essa ação. Lá descobrimos que ela foi impetrada pela Polícia Militar, que conforme prometido, continuava fazendo de tudo para impedir o evento.

Ainda no dia 22 protocolamos junto a Ecovias o documento com o detalhamento da operação em caso de adiamento para junho de 2024.

Dia 27 de setembro

O Ministério Público de Santos convocou uma reunião online chamando a mim (André), a Artesp, a Ecovias e a PM. Todos compareceram menos a PM.

Então nessa reunião anunciamos a intenção de desistir da realização do Evento do Pedal Anchieta em 2023, mantendo apenas a proposta de adiamento para o dia 9 de junho de 2024

Com nossa desistência o Ministério Público sugeriu o encerramento do inquérito e da reunião marcada para o dia 10 de outubro, então solicitamos ao promotor que mantivesse a reunião mas que agora para discutir qual seria a operação que o Governo do Estado irá adotar no dia 3 de dezembro, para garantir que os ciclistas que queiram ir para a praia, consigam fazer isso de forma segura.

Ainda nessa reunião um funcionário da Artesp foi taxativo, disse que o procedimento padrão é mandar a Ecovias entrar com um interdito para impedir que TODOS os ciclistas pedalem no sistema nesse dia. Ou seja, querem proibir qualquer ciclista, mesmo sozinho de pedalar em todo sistema Anchieta/Imigrantes nesse dia, mesmo sem nenhum evento.

Ficou mantida então a reunião para o dia 10 de outubro, onde continuaríamos a discussão em relação as medidas que o Governo de São Paulo irá adotar no dia 3 de dezembro.

Dia 28 de setembro

Protocolamos junto a Ecovias o documento onde anunciamos a desistência de tentar organizar o evento do Pedal Anchieta ainda em 2023 e reforçando o pedido de adiamento para o dia 9 de junho de 2024.

Dia 01 de outubro

Cerca de 70 ciclistas, embaixo de muita chuva, participaram do “Esquenta do Pedal Anchieta”, onde entregaram dezenas de cartas ao Governador de São Paulo, em sua maioria pedindo que o governo passe a adotar políticas públicas que incentivem a bicicleta.

Dia 05 de outubro

Tornamos pública a desistência de tentar organizar o evento do Pedal Anchieta em 2023, principalmente devido ao inquérito civil aberto junto ao Ministério Público por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

Em breve traremos mais atualizações.