Pretendemos rechear a bicicleta de sensores que irão passar, em tempo real, diversos dados que poderão ser acessados em tempo real durante a viagem. Abaixo a relação de alguns sensores que teremos em cada bike.

Sensor para registro de distância e velocidade dos carros nas ultrapassagens

Qualquer ciclista sabe o quanto é tenso levar uma fina de um motorista irresponsável, ainda mais no Brasil onde a lei obriga o motorista a reduzir a velocidade e respeitar um limite de 1,5 m no procedimento de ultrapassagem. Criaremos um sensor, que ligado a uma câmera, não só medirá a distância que o motorista fez a ultrapassagem, bem como sua velocidade. Vamos tentar inclusive instalar uma câmara para registrar a passagem dos veículos. Dessa forma, como percorreremos todos os estados brasileiros, ao final (se sobrevivermos) poderemos usar esses dados para verificar qual o estado que possui os melhores motoristas do Brasil.

garminVaria

Esse equipamento que pretendemos criar é inspirado tanto nesse produto da Garmim acima, o Varia Radar, um equipamento que informa a aproximação de um veículo e aumenta a força de um led na traseira. E nessa jabiraca abaixo criada por um grupo de estudantes e um policial americano para poder multar os motoristas (imbecis) que tiram fina dos ciclistas. Aliás vale a pena ver o vídeo também.

sensorDistancia01

Sensores climáticos

Instalaremos diversos sensores que medirão a temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica e o que mais for necessário (e couber na bicicleta). O objetivo é criar um mapa climático do Brasil e usar esses dados para trabalhos de pesquisas sobre o clima brasileiro.

Sensores vitais

Além dos sensores climáticos, também seremos monitorados quanto a temperatura do corpo, batimentos cardíacos, pressão arterial e o que mais for possível monitorar. Existe inclusive roupas que registram esses dados. Com isso poderemos ser monitorados a distância por equipes médicas, bem como esses dados posteriormente poderão ter utilidades para profissionais da área de saúde ou educação física.

Se as informações das nossas pesquisas forem úteis no seu trabalho ou estudo, entre em contato conosco e nos ajude nesse projeto.