Livros sobre os Biomas Brasileiros

Pedalando na Reserva Indígena do Xingu, na Floresta Amazônia

Pedalando na Reserva Indígena do Xingu, na Floresta Amazônia

Durante a viagem realizada pelo Projeto Biomas, uma das pessoas que acompanhava as postagens do blog fez o seguinte comentário – “É uma verdadeira aula de Geografia, Economia, Biologia, além, é claro, de cicloturismo.

Em nossa viagem encontraremos monumentos históricos, fortes da época da colonização, sítios arqueológicos e uma infinidade de monumentos, naturais ou não, que de alguma forma contarão a história da nossa terra. Além disso também percorreremos todos nossos Biomas, Parques Nacionais, sempre realizando pesquisas e desbravamentos. Ao final da viagem teremos uma quantidade imensa de dados que servirão de base para diferentes trabalhos.

Pedalando pelas históricas ruas de Olinda - PE

Pedalando pelas históricas ruas de Olinda – PE

Um desses trabalhos é o projeto de escrever um livro sobre cada Bioma Brasileiro. Serão livros para-didáticos, direcionados aos jovens estudantes, pois essas publicações tem também o objetivo de incentivar a leitura.

Os livros abordarão tanto aspectos biológicos, como geográficos, históricos, ambientais, tudo que for pertinente a cada bioma, sempre com uma linguagem jovial, com aquele enfoque do aventureiro que conhece algo novo. Os livros poderão receber colaboração de professores, cientistas, ou especialistas em geral, sempre de forma pontual, de modo a acrescentar informações ao trecho descrito.

Visão da Cachoeira Casca D'anta (Rio São Francisco, a partir da Serra da Babilônia, no Parque Nacional da Serra da Canastra

Visão da Cachoeira Casca D’anta (Rio São Francisco), a partir da Serra da Babilônia, no Parque Nacional da Serra da Canastra

Todos os livros só poderão ser escritos ao final das viagens, isso porque alguns dos nossos Biomas são continentais e iremos percorrê-los mais de uma vez e em diferentes épocas do ano, como o Bioma Amazônia, que será percorrido de sul a norte no primeiro ano do projeto e de Leste a Oeste ao final da viagem.

Caso você tenha o interesse em colaborar de alguma forma na produção desses livros, seja nos apoiando após a viagem, ou indicando locais e pessoas para participarem desse projeto de pesquisa, entre em contato e faça parte desse time.