Você que doou sua bicicleta para a Campanha Bicicletas de Natal 2012 deve estar curioso para saber qual o destino das magrelas, portanto aqui vai. Quem já percorreu a Rota Márcia Prado deve se lembrar de uma padaria comunitária que sempre paramos logo após a segunda balsa, quando iniciamos o trecho em terra.
Atrás da padaria funciona a Creche Comunitária Sonho de Criança, um espaço que atende 121 crianças de 2 a 14 anos. A creche é mantida sem um real sequer do poder público, todo o dinheiro gasto na creche vem da doação do dono de uma concessionária automotiva (R$5.000,00 mensais), mais a renda gerada com a padaria e bazares beneficentes organizado pelo “Sadan”, um simpático senhor que geralmente recebe a galera da bicicleta que passa por lá. Veja mais fotos da creche clicando aqui.
No dia 12 de dezembro de 2012 fui até lá acertar os detalhes das doações e definimos que as bicicletas infantis, até as aros 20 (cerca de 40) serão doadas para a creche e as crianças que lá estiverem poderão usá-las até não servirem mais a eles. Assim quando a bicicleta estiver pequena para uma criança, outra poderá passar a usá-las.
Já as aros 24 e 26, o pessoal da associação que mantêm a creche é que fará a seleção e os critérios serão:
Não ter bicicleta
Condição social-financeira mais desfavorável
Necessidade da bicicleta para uso como transporte até a escola
Mas não queremos apenas doar as bicicletas, é preciso que a comunidade tenha condições de mantê-la, portanto com o dinheiro que sobrar das doações que estamos recebendo (para colaborar escreva para bicicreteiro@gmail.com) iremos comprar ferramentas e montaremos no local uma Bicicletaria Comunitária, treinando alguns jovens para manter as bicicletas em bom estado. Assim a cada edição do Desafio Bicicletas ao Mar, poderemos levar a comunidade peças e equipamentos necessários para recuperar as bicicletas com problemas.
Agora que você já conhece a instituição que irá receber a bicicleta, precisamos da sua ajuda para meter a mão na graxa.
Adote uma bicicleta! Mutirão de montagem nos dias 15 e 16 de dezembro
Se você irá participar dos mutirões, adote uma bicicleta e se responsabilize pela montagem da mesma. Se conseguirmos 100 voluntários e cada um se responsabilizar por uma bicicleta, com certeza conseguiremos montar todas as bicicletas até o dia 23, data que faremos a entrega das doações. Clicando aqui ou na imagem abaixo você irá para um álbum e verá de todas as bicicletas que foram doadas, caso escolha alguma bicicleta, comente na própria foto.
Não é necessário conhecimentos mecânicos pois voluntários da campanha estarão nos mutirões para ajudá-los nesse processo. Vai participar dos mutirões? Leia abaixo as informações necessárias para participar.
Datas: 15 (sábado) e 16 (domingo) de dezembro de 2012
Horário: das 8h00 as 20h00
Como chegar?
Quem vai de Metro ou Trem, basta se deslocar até a estação Pinheiros, sem sair da área paga se desloque até a “Passarela desativada” da estação Pinheiros da CPTM, basta se informar com os funcionários (pergunte pela passarela e não pela campanha, de preferência aos funcionários da CPTM) e vá até o local.
Já quem vai de bicicleta, carro ou a pé tem que se deslocar até a Estação Pinheiros que fica na Rua Capri (veja no Mapa), próximo a Marginal Pinheiros, mas atenção pois a região está em reforma e o trânsito está complicado. Quem vai de carro tem que ir até a Sumidouro, descer sentido Praça Victor Civita e virar a direita na Rua Gilberto Sabino. As placas informam que apenas trânsito local, mesmo assim pode entrar e procurar algum local perto da estação para estacionar.
Se você for pedalando, deixe a bicicleta no Bicicletário da Estação, ao lado da entrada principal e vá até a área da CPTM. Procure um dos funcionários, diga que vai trabalhar na campanha e dê o seu nome para ele liberar sua entrada.
IMPORTANTE: Quem for de carro ou de bike direto para a estação, sem usar os trens e o metro, devem mandar seu Nome e RG para bicicreteiro@gmail.com, colocaremos seu nome numa lista e você poderá entrar sem pagar. Caso seu nome não esteja na lista, você terá que pagar para entrar na estação.
O que levar
Leve seus kits de ferramentas, com chave arlen, chaves de boca e se possível um banquinho. Só cuidado para não misturar suas ferramentas com as que temos a disposição dos voluntários.
Desde o dia 03 de dezembro vimos trabalhando nas desmontagem das bicicletas e a partir do dia 15 trabalharemos apenas nas montagens, portanto estamos num momento crucial da Campanha.
Como estarei o tempo inteiro trabalhando nos mutirões, caso ocorra algum contratempo , podem ligar no 9 5282 5218 que tentarei resolver. Conto com a presença de vocês, será fundamental a participação expressiva dos voluntários para o sucesso da campanha.
André Pasqualini
Trackbacks/Pingbacks