Atualização dia 30 de março de 2012: Apesar do cartaz informar que a Ciclovia seria fechada as segundas, não houve necessidade e ela só continuará fechada aos domingos.

Hoje recebi essa notícia que devido a obras que estão sendo realizadas na linha esmeralda da CPTM (aquela da Marginal Pinheiros), toda a operação da linha esmeralda será interrompida aos domingos. O problema é que para o trânsito de caminhões pesados, a Ciclovia da Marginal Pinheiros será fechada durante todo o domingo.

As consequências

Depois da inauguração do acesso a ciclovia junto a ponte da Cidade Universitária, principalmente aos domingos, ocorreu um boom de ciclistas dentro da Ciclovia, de 2 mil por domingo ela passou a receber mais de 10 mil.

A alegação para o fechamento é a segurança dos ciclistas, já que a pista será usada por máquinas para ir e vir.

A pista já é utilizada por carros de serviços, inclusive caminhões e realmente não vejo problemas no compartilhamento que já ocorre. A pergunta é porque tomar uma decisão tão extrema e não tentar um esquema estimulando a convivência?

Não haverá deslocamentos constantes de caminhões, podemos até ter grandes máquinas usando a pista em alguns momentos, mas elas ficarão maior parte do tempo paradas realizando as obras.

Acho um tremendo erro simplesmente fechar a Ciclovia, no mínimo a CPTM deveria pensar numa alternativa de compartilhar o espaço, algo que já vem ocorrendo e no caso de se realmente se constatar que esse compartilhamento causaria algum problema, , aí sim opte pelo fechamento que deveria ser sempre a última opção.

Espero que a CPTM reavalie esse seu posicionamento, até para não criar esse mal estar desnecessário com os ciclistas.

André Pasqualini