foto01Já começaram os treinos e agora só depende da galera se esforçar para chegar a praia. Logo no início vocês vão perceber que são “treinos” e não passeio, portanto o objetivo é tirar o máximo de vocês, dentro dos limites de cada um e fazer com que vocês cheguem em casa cansados, mas com aquela sensação de que o dia rendeu. Os Desafiantes vão perceber (e os Masters podem confirmar) que no começo vocês ficarão exaustos, mas isso é porque seu corpo está se adaptando a bicicleta. As pernas queimam pois seus músculos não conseguem consumir todo ácido láctico gerado, mas essa queimação irá diminuir de forma drástica após a segunda semana de treinos. Vencido o Desafio, dificilmente vocês voltarão a sentir essa queimação, sinal de que seu corpo já está adaptado a rotina de pedalar.

foto02 O Desafio não passa de uma fórmula de acelerar essa adaptação, foi assim comigo a 20 anos, quando tirei um mês de férias e comecei a pedalar quase que diariamente, cada vez indo mais longe. Lembro que meu primeiro pedal foi de 10 quilômetros e cheguei destruído em casa. Mas um mês depois desse pedal eu consegui andar 100 quilômetros num único dia e no mesmo ritmo de ciclistas mais experientes que eu. Tudo bem que a minha genética e meus 20 anos ajudaram muito, mas garanto que aqueles que participarem de ao menos 60% dos treinos (um treino de semana mais os treino de domingo), chegarão a praia dando risada, não importa sua condição física no começo do Desafio. Agora é com vocês, abaixo irei detalhar como serão os treinos, quem sabe agora você que ainda não se decidiu aproveita para reservar logo uma das últimas vagas?

Treinos noturnos de semana

Data: Todas as terças e quintas, a partir do dia 19 de fevereiro até o dia 21 de março Horário: 1ª Saída: 20h00
2ª Saída: 21h00

Ponto de encontro: Parque do Ibirapuera, em frente ao portão 4 (próximo a passarela do antigo Detran, veja aqui o local exato no mapa) Ambas saídas não terão tolerância, a primeira saída é indicada para os ciclistas que se sentem melhor condicionado, sentiu que está sobrando nos treinos? Chegue cedo e saia as 8h00. Já a segunda saída será direcionada aos ciclistas que precisam se condicionar mais. Se você ainda está muito inseguro de pedalar no trânsito, precisa de ajuda para aprender melhor a fazer troca de marchas, essas coisas, chegue mais cedo pois das 19h30 as 21h00 eu me concentrarei nessas pessoas. NÃO DESISTA SEM TENTAR!

Os trajetos dos treinos de semana começam e terminam sempre no ponto de partida e são planejados para se encerrar por volta das 23h00, podendo atrasar ou adiantar. Ao lado do nosso ponto de partida há um bolsão de estacionamento gratuito. Não pare no estacionamento dentro do parque, o da Bienal, pois esse estacionamento tem hora para fechar, já o de fora é sempre aberto. Quando entrar no acesso, antes da passarela, ao invés de virar a direita e entrar no estacionamento da Bienal, siga em frente e estacione a sua esquerda.

Os treinos são direcionados aos Desafiantes, portanto os trajetos são considerados fáceis no começo e com o tempo aumentamos o nível de dificuldade, por isso é importante que os ciclistas iniciantes participem do máximo de treinos de semana que conseguir, principalmente os das primeiras semanas.

Treinos de domingo

Os treinos de domingo são simulações de Cicloviagens, todos os domingos, do dia 24 de fevereiro até o dia 24 de março haverá um treino e o ideal é que os Desafiantes participem de todos eles. Os trechos serão inteiramente sinalizados, haverá ao menos uma placa a cada 500 metros como essas abaixo, além de placas com as quilometragens. A saída dos treinos será em massa, mas cada um irá pedalar no seu ritmo, sendo que eu estarei sempre lá no fundão. Teremos um carro de apoio na frente e outro carro atrás do pelotão, além de uma ambulância que ficará parada em pontos estratégicos no meio do percurso. placaDbm Vale lembrar que, apesar de contarmos com dois carros de apoios, eles só poderão ser usados pelos ciclistas em caso de emergências (acidentes ou problemas sérios de saúde). Se algum ciclista, por exemplo, desistir de pedalar sem motivos físicos (ou pessoais), o carro no máximo irá transportá-lo até algum local mais seguro (posto de gasolina por exemplo) e o ciclista será responsável pelo próprio resgate. Claro que ninguém será largado ao vento, mas é bom nos prepararmos psicologicamente para não contar com os veículos de apoio, pois não podemos prender o veículo com alguém que não esta em situação de emergência e deixar de atender alguém que realmente precisa do carro de apoio. Com base na minha experiência nos Desafios anteriores, se os ciclistas seguirem a risca os conselhos dos guias, tenho certeza que todos terminarão os treinos inteiros e com suas próprias pernas. Agora vamos aos trajetos dos treinos.

Dia 24 de fevereiro – Ciclofaixas e Ciclovias

Ponto de encontro: Ciclovia da Marginal Pinheiros (Acesso Vila Olímpia)
Horário: 7h30
Distância: 68 quilômetros

Características do Percurso: Esse é um trajeto que une segurança, quilometragem e facilidade, um trajeto ideal para começar no Cicloturismo e perceber que é possível pedalarmos longas distâncias. O mais interessante é que o trajeto é praticamente inteiramente plano, quebrando o mito de que São Paulo só tem subidas.

foto03Pedalaremos por 3 ciclovias (Marginal Pinheiros, Radial Leste e Parque Ecológico) e por várias Ciclofaixas de Lazer da cidade, as da zonas oeste, centro e leste, quase 70 quilômetros pedalando por regiões urbanas e como estaremos sempre próximos as Várzeas dos rios Pinheiros e Tietê, serão pouquíssimas subidas no trajeto, sem dúvida o pedal mais fácil e encorajador que teremos. Clique aqui e veja o trajeto que faremos.

Dia 03 de março – Paranapiacaba

Ponto de Encontro: Bicicletário da Estação Mauá da CPTM
Horário: 8h00
Distância: 46 quilômetros

Características do Percurso: Infelizmente, devido a um evento que irá ocorrer nesse dia no Solo Sagrado, mudamos o treino para Paranapiacaba. Veja mais detalhes no link abaixo.

2013/03/01/treino-para-paranapiacaba-do-dbm/

Dia 10 de março – Estrada dos Romeiros

Ponto de Encontro: Parque Villa Lobos
Horário: 7h30
Distância: 90 quilômetros

Características do Percurso: A famosa e linda estrada dos Romeiros será nosso destino nesse treino. Aqui o ciclista irá encontrar diversos desafios e belezas, iremos margear por diversos momentos o lindo e intrigante Rio Tietê, uma maravilha da natureza tão maltratada por nós.

Mais detalhes desse treino quando nos aproximarmos da sua realização, mas se quiser conferir algumas imagens, clique aqui e veja as fotos da nossa último pedal pela Rodovia dos Romeiros.

Dia 17 de março – São Roque via Estrada dos Vinhos

Ponto de Encontro: Rua Afrânio Peixoto com Rua Alvarenga (em frente ao portão principal da Cidade Universitária
Horário: 7h30
Distância: 77 quilômetros

Características do Percurso: Sem dúvida o trajeto mais bonito e mais difícil dessa etapa dos treinos. O ponto de partida será em frente ao portão principal da Usp e lá seguiremos pedalando pela Eliseu de Almeida até o Taboão da Serra, onde cortaremos a cidade por uma Ciclovia. Por um pequeno trecho os ciclistas serão obrigados a pedalar pela BR-116, mas é um trecho já com acostamento até entrarem na cidade de Embu das Artes, a partir de então o trajeto terá terra e asfalto (como na RMP), mas nenhuma grande rodovia.

foto06

Apesar de muitas bifurcações, os ciclistas irão pedalando por uma rota bem sinalizada e tranquila até chegarem a cidade de São Roque. Uma das particularidades dessa rota é que iremos pedalar pela linda Estrada dos Vinhos, 10 quilômetros de estrada e com cerca de 10 vinícolas. O ciclista só tem que tomar muito cuidado para não abusar na degustação, pois esse é um dos trechos mais difíceis da rota onde atingirão quase 1000 metros de altitude, 200 metros a mais do que estamos acostumados a pedalar em São Paulo. Quem vencer esse treino pode se considerar apto para encarar o Desafio.

Clique aqui e veja mais fotos da rota dos vinhos

Agora é treinar e se preparar. Guarde esse link em seus favoritos pois será nessa página que irei colocar as informações sobre os treinos, principalmente os de domingo.

As inscrições estão encerradas para Desafiantes, se você quer entrar como Master, mande um email para bicicreteiro@gmail.com pois tenho algumas camisetas ainda. Para se inscrever como praieiro, aquele que só irá participar da descida do Desafio, clique no banner abaixo.

bannerFinal