Para quem ainda não sabe, nós do Bicicreteiro.org criamos uma Ong chamada Instituto BRCiclos, uma instituição sem fins lucrativos, criada para podermos organizar eventos como o Desafio Bicicletas ao Mar e ações sociais como o Projeto Bike Viva, as Campanhas Bicicletas de Natal, o treinamento para Motoristas de Ônibus e outras ações sociais que ainda pretendemos tirar do papel.

O Instituto BRCiclos foi criado em 2017 e sua primeira ação oficial foi no começo de 2018, quando entregamos um abaixo assinado com 800 assinaturas no Palácio do Governo, direcionado ao governador da época, Geraldo Alckmin.

Graças a esse abaixo assinado, articulado dentro do grupo no Facebook que se propõe a debater soluções para a Rota Márcia Prado, conseguimos uma reunião com os Secretários de Transportes e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, sendo que nessa reunião apresentamos a proposta para a realização de um evento anual usando a Rodovia Anchieta, uma proposta para oficializarmos a Rota Márcia Prado e inclusive solicitamos que o governo criasse oficialmente um Ciclo-comitê, com membros do poder público e pessoas/entidades da sociedade civil que representassem os ciclistas para elaboração de políticas públicas em prol da mobilidade sustentável.

Conquistamos praticamente tudo que pedimos, só a oficialização da Rota está caminhando lentamente (aliás falaremos sobre ela em breve). Nosso Instituto participou em 2018 como um membro do Ciclo-comitê, fomos um dos organizadores do Pedal Anchieta 2018 e saímos do Ciclo-comitê tão logo acabou o evento.

Desde o início de 2019 trabalhamos na elaboração de uma proposta para organizar o evento e a protocolamos no DER (32836/2019) no dia 24 de junho. Finalmente em agosto de 2019 tivemos nosso pedido aprovado pelo governo do estado.

Agora precisamos trabalhar, pois além de ir atrás de parceiros, ainda temos que definir data, trajeto, até mesmo o nome do evento que ainda está sem definição. Abaixo temos dois vídeos que produzimos para vocês, o primeiro que está mais longo, tentamos responder a maioria das dúvidas que vocês mandaram para nossas redes, no segundo mais enxuto, respondemos algumas questões que esquecemos no primeiro vídeo e fizemos um resumo com as principais questões colocadas no primeiro. Sugerimos que vejam o vídeo mais curto e se necessário, o mais longo.

Mais informações em breve, enquanto isso pedimos para vocês se inscreverem em nossos canais oficiais, seja o nosso canal no Youtube e na nossa página do Bicicreteiro no Facebook.