O Coletivo formado pelos participantes do grupo Desafio Bicicletas ao Mar está organizando uma campanha de doação de bicicletas, nosso objetivo será recebermos a doação de 100 bicicletas que serão reformadas e doadas a jovens ligados a entidades filantrópicas da região metropolitana de São Paulo. Para realizarmos essa ação, firmamos uma parceria com a CPTM que irá nos ceder um espaço para montarmos nossa oficina temporária. Esse espaço será a antiga passarela da estação Pinheiros da CPTM, que atualmente está desativada. Lá iremos montar nossa base operacional, onde organizaremos grandes mutirões para prepararmos as bicicletas.

O projeto está dividido em três fases, a primeira tem início hoje e vai até o dia 02 de dezembro, a etapa de recebimento das doações. Iremos nos limitar a 100 bicicletas para termos condições operacionais de reformá-las até o dia 23 de dezembro, data que os próprios voluntários do projeto farão a entrega das bicicletas. A segunda fase começa no dia 03 de dezembro, com inventário e início dos mutirões para reforma das mesmas e a terceira será no dia 23, data da entrega das bicicletas.

Como colaborar com o projeto?

Os voluntários poderão ajudar de três maneiras:

1) Doando bicicleta

2) Se voluntariando para ajudar na reforma das bicicletas

3) Doando peças ou valores para compra de materiais

Claro que nada impede que uma mesma pessoa ajude das 3 formas possíveis, tendo participação ativa em todo o projeto, para isso sugerimos que o voluntário participe do nosso grupo Desafio Bicicletas ao Mar no Facebook, pois é sempre lá que definiremos ações menores mas não menos importante que os grandes mutirões. Abaixo iremos detalhar as fases do projeto e como ajudar:

Doando uma bicicleta

Para doar uma bicicleta o voluntário precisa levá-la até a estação Pinheiros da CPTM, nos dias 01 e 02 de dezembro (sábado e domingo) e entregá-la a um voluntário do coletivo. Os voluntários estarão em frente a estação, das 8h00 as 17h00 nos dois dias.

DICA IMPORTANTE PARA O ACESSO A ESTAÇÃO PINHEIROS

Para acessar a estação, o motorista tem que descer pela Sumidouro e entrar a direita na Rua Capri. Apesar das placas de acesso local, entrem mesmo assim, está até mais fácil de entrar e estacionar seu carro. Veja no link abaixo o local exato para a entrega das bicicletas.

http://goo.gl/maps/pmPVl

Caso você seja da cidade de São Paulo e não tenha como levar a bicicleta, preencha o formulário abaixo e um voluntário agendará um dia para retirar a bicicleta.

IMPORTANTE: Nosso objetivo é atingir um número de 100 bicicletas, caso não seja atingido esse número até o dia 02, manteremos aberto o canal para recebimento até atingirmos esse número.

OBRIGADO ATINGIMOS NOSSA META DE 100 BICICLETAS. AGUARDE MAIS INFORMAÇÕES AQUI PELO BLOG, NA FANPAGE DA CAMPANHA OU ENTRE PARA NOSSO GRUPO DE DISCUSSÕES DO FACEBOOK PARA SABER COMO PARTICIPAR COMO VOLUNTÁRIO.

Fica a dica, se você mora em condomínio que possui bicicletário (ou depósito de bicicletas), verifique com o síndico e os demais moradores se há intenção de doar aquelas bicicletas que estão há anos empoeiradas na garagem. Assim no dia da doação, poderemos retirar todas as bicicletas e dar um fim nobre a elas.

Se voluntariando na reforma das bicicletas

Como iremos operar dentro de uma área paga da CPTM, todos voluntários irão assinar uma lista de presença na entrada da estação Pinheiros. Já aqueles que se dirigirem até o local utilizando o sistema do Metro e da CPTM não precisarão preencher esse formulário já que nosso ponto de encontro será na área paga do sistema. De qualquer forma, caso você queira participar de algum dos mutirões, envie um email para [email protected] com seu nome e RG para colocarmos na lista que ficará durante o mês de dezembro na estação Pinheiros da CPTM.

Para saber as datas dos mutirões, acompanhe a divulgação das datas aqui no Blog do Bicicreteiro, na página de discussão do grupo no Facebook ou em nossa Fanpage criada para esse fim.

Doando peças ou valores ao projeto

Após recebermos as 100 bicicletas, faremos um inventário de todos os equipamentos que precisaremos para recuperá-las. Essa relação será divulgada nos nossos canais de divulgação do projeto e os voluntários poderão sair a “caça” de doações, visitando bicicletarias pois é comum as pessoas trocarem equipamentos, descartando os antigos ainda em bom estado de conservação.

Há outros tipos de equipamentos, como conduítes, cabos de aço, pastilhas de freio, óleos e lubrificantes, pneus e até mesmo algumas ferramentas específicas que utilizaremos nas montagens das bicicletas que possivelmente precisaremos adquirir. Caso você opte em ajudar dessa forma, aguarde a divulgação da lista de materiais ou faça uma doação clicando aqui.

Quem fizer uma doação a partir de R$30,00 e levar o comprovante da doação em um dos nossos mutirões, receberá dos nossos voluntários um pequeno curso de manutenção de bicicletas, dicas que servirão para você manter sua magrela sempre em ordem. Caso você também deseje colocar a mão na massa, pode ficar a disposição do grupo para realizar algum trabalho no mutirão, outra boa maneira de aprender um pouco sobre mecânica de bicicleta.

Está lançada a Campanha Bicicletas de Natal 2012, nosso objetivo é criar um modelo para nos próximos anos podermos fazer campanhas ainda maiores e mais abrangentes. Quer participar de forma ainda mais ativa? Faça parte do nosso grupo e se tiver dúvidas, pergunte aqui no blog que responderemos “quase” que imediatamente.

André Pasqualini