Mais um treino, mais uma etapa vencida, no momento do post restavam 10 dos 17 treinos que programamos para vocês vencerem o 2º Desafio Bicicletas ao Mar e chegarem a praia pedalando. No último domingo, dia 05 de agosto de 2012, os guerreiros pedalaram mais de 80 quilômetros por um roteiro que batizamos de “Ciclofaixas e Ciclovias de São Paulo”.

Partindo da estação São Miguel Paulista da CPTM, cerca de 60 ciclistas pedalaram até a Ciclovia do Parque Ecológico do Tietê, Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste, Ciclovia da Radial Leste, Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte. Depois seguiram rumo a Lapa, até a estação Imperatriz Leopoldina para acessar a Ciclofaixa de Lazer da Zona Oeste, Ciclovia da Marginal Pinheiros e finalizando na Ciclofaixa de Lazer da Zona Sul.

Um pedal longo, bem plano, mas que deu para notar a evolução da maioria dos ciclistas, que conseguiram manter um ritmo bom, finalizando o treino antes das 16h00. Vale à pena visitar o álbum de fotos do treino na página do Bicicreteiro no Facebook e conferir um pouco dessa trip.

Mas agora vamos para o próximo Desafio, um pedal com uma distância parecida com o último treino, mas com algumas subidas, aumentando o nível de dificuldade. Agora é pedalar rumo ao Solo Sagrado.

Treino de Domingo, dia 12 de agosto de 2012 – Solo Sagrado da Guarapiranga

Ponto de Encontro: Ciclovia da Marginal Pinheiros (acesso Vila Olímpia)
Horário: 8h00 da manhã

Informação importante: Como domingo é dia dos Pais, alguns ciclistas estão se organizando para fazer o treino no sábado (dia 11 de agosto), saindo do mesmo local e no mesmo horário. Ao final do post, baixe a planilha do trajeto e não deixe de fazer seu treino. Para mais informações e para combinar a ida no sábado com outros ciclistas que participarão do Desafio, entre em nosso grupo de discussão no Facebook e se organize.

O Solo Sagrado é templo da igreja Messiânica que fica as margens da Represa Guarapiranga, zona sul de São Paulo, um espaço maravilhoso e aberto ao público. Fizemos esse trajeto como treino no primeiro Desafio, veja as fotos do treino para o Solo Sagrado no álbum na página do Bicicreteiro do Facebook. O trajeto até o local, partindo da Vila Olímpia, tem cerca de 32 quilômetros, o roteiro que eu montei busca o trajeto mais seguro, evitando trechos mais perigosos, inclusive um bom trecho da Senador Teotônio Vilela. Em algumas situações os ciclistas terão que usar a calçada, quando isso ocorrer, basta ter cuidado com os raros pedestres que não haverá problema.

Levem comidinhas, toalha xadrez e tudo mais para fazer um piquenique no local. A dica é parar no Supermercado Extra, cerca de 6 quilômetros do Solo Sagrado e fazer umas compras, assim não será necessário ficar carregando comida desde o início do treino. Na volta o trajeto passa pelo Rodoanel, até a BR-116 em Embu das Artes, de lá os ciclistas seguirão sentido Taboão da Serra. Quem participou do treino do Templo Zu Lai vai se lembrar do roteiro, pois a partir da BR faremos o mesmo trajeto, mas dessa vez no sentido contrário.

A novidade é que dessa vez, os ciclistas que quiserem imprimir um ritmo mais forte, poderão utilizar a planilha que montei. Para isso basta o ciclista zerar seu velocímetro no início do trajeto (nesse caso na Ciclovia do Rio Pinheiros) e conforme for avançando na quilometragem, basta seguir as informações da planilha e dificilmente vocês irão se perder. Aliás é um ótimo teste para as pessoas aprenderem a ler planilhas, tanto para o dia do Desafio, como em futuros eventos que pretendo organizar.

Mas atenção, nem todo mundo sabe configurar o velocímetro da bicicleta de acordo com o tamanho da roda, isso pode causar algumas disparidades. Portanto, verifique se o seu velocímetro está bem configurado. Há na internet algumas listas com a circunferência de cada tipo de roda de bicicleta, mas para ser mais preciso, a melhor maneira de medir essa circunferência é a seguinte: Num corredor, alinhe o bico do pneu junto ao solo e faça uma marca no chão, junto ao bico do pneu. Empurre a bicicleta para frente, fazendo a roda girar completamente e quando o bico alinhar novamente com o chão, faça outra marca. Depois basta medir a distância entre as marcas e colocar essa medida no seu velocímetro. Como fazer isso? Cada marca de velocímetro tem uma maneira de configurar o tamanho da roda, na dúvida, busque na internet o manual do seu velocímetro e veja como proceder.

Outra novidade é que já imprimimos os Brevês dos participantes do Desafio, portanto aqueles que se inscreveram no site poderão retirar o cartão do Brevê e carimbar cada um dos seus treinos. Lembrando que os ciclistas que completarem o treino do Solo Sagrado nesse domingo sem maiores dificuldades, já podem se considerar brevetados e aptos para participar do Desafio.

O dia “D” de Desafio está chegando, abaixo todos os links necessários para percorrerem o trajeto. Baixem a planilha do treino, baixem também o arquivo do Google Earth e pesquisem o trajeto junto com a planilha. Falta pouco para vocês vencerem mais esse Desafio.

Planilha da Rota Cicloturística Solo Sagrado da Guarapiranga

Arquivo KML do trajeto para ser visto no Google Earth

Link do trajeto no Bikely

Veja todos os links relevantes, referentes ao Desafio Bicicletas ao Mar

Página para a inscrição no Desafio

Página do evento no Facebook

Grupo de discussão do Desafio Bicicletas ao Mar no Facebook

Página com o calendário dos treinos

Post no Bicicreteiro com dicas para descer a Rota Márcia Prado