Pra você que pedala, vai acontecer algo muito importante que é a eleição dos ciclistas membros do Ciclo-Comitê Paulista. Pra quem não tem ideia do que se trata, o Ciclo comitê foi uma das exigência nossas, dos ciclistas, depois daquele episódio em 2017 das bombas que recebemos lá na Anchieta. 

Depois dessa confusão o governo de São Paulo recebeu os ciclistas e fizemos 3 pedidos, a conclusão da obra da Rota Márcia Prado, que deve ser entregue esse ano, a realização de um evento anual de descida pra praia, que acabou virando o Pedal Anchieta que rolou em 2018 e 2019, pra esse ano já fizemos o pedido de autorização, mais detalhes você pode clicar aqui e assistir o vídeo e o último pedido foi a criação de um Comitê que envolvesse membros do Estado que tivessem alguma ligação com a bicicleta e que incluísse ciclistas da sociedade civil eleitos por nós.

Eu participei do primeiro comitê como membro representando o Instituto BRCiclos de 2018 a 2020, de 21 a 22 elegemos o William Amaral como representante da nossa ong e agora vai rolar a eleição para o biênio 23 e 24. Os membros do estado são determinados pelas secretarias, já os ciclistas são escolhidos por nós numa eleição que irá acontecer no dia 07 de março de 2023, no prédio da Secretaria do Meio Ambiente em Pinheiros, auditório do Consema, das 14h as 17h. São 12 vagas sendo 6 titulares e 6 suplentes, mas como participar?

A eleição será presencial, não teremos votos por procuração ou eletrônico, só quem estiver lá no dia poderá votar ou ser votado e cada um poderá escolher dois nomes. Mas antes disso vocês precisa entrar no link abaixo e se cadastrar até a meia noite do dia 31 de janeiro.

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ciclocomitepaulista/eleicao-dos-representantes-ciclistas-ciclo-comite-paulista/

Em fevereiro será publicado no Diário Oficial a lista de todos os cadastrados e no dia 07 de março, apenas os presentes que tiverem seus nome nessa lista do Diário Oficial é que poderão votar ou ser votados, agora vamos para nossos candidatos.

O primeiro será o William Amaral que já nos representou muito bem no último biênio e pretendemos reconduzi-lo. A segunda candidata é a Maria Goretti, ambos são Tutores do DBM e tem toda nossa confiança para nos representar perante ao Estado.

Mas são 12 vagas, não seria melhor ter mais instituições representadas?

No mundo perfeito sim, mas com base na nossa experiência nas últimas gestões, infelizmente muitos ciclistas são eleitos mas poucos participam ativamente do comitê e fazendo com que os ciclistas fiquem desfalcados nas discussões de nosso interesses. Na última gestão a foram eleitos 8 ciclistas e apenas 3 ficaram até o final. Um dos casos mais absurdos foi de um ciclista que levou várias pessoas com ele (na última eleição não havia cadastro prévio), foi o mais votado e não apareceu em nenhuma reunião do Ciclo-comitê, nem nas reuniões virtuais.

Já se emplacarmos dois candidatos, como temos muitos participantes do DBM espalhados pelo Interior de São Paulo, é certeza que teremos como manter essa ponte com o interior e até com o Litoral.

Apesar de ser um dia de semana a data da eleição, como tem dois meses pela frente, vale a pena se organizar para comparecer no dia, mas para isso é vital que você se cadastre antes. Você vai ter que informar nome, RG, telefone, email e sua cidade. No campo “Pertence a alguma entidade”, se preferir você pode colocar lá Instituto BRCiclos.

Confirmado seu cadastro, se possível entre no grupo de discussão do Instituto BRCiclos, pois lá nós iremos debater nossas estratégias para essa eleição.

Esperamos poder contar com a ajuda de vocês e vê-los pessoalmente lá no dia da eleição. Votando nos nossos candidatos garantimos que colocaremos pessoas super competentes pra defender nossa causa junto ao governo do estado. 

André Tanque Pasqualini